Com a greve dos bancários deflagrada no Brasil por tempo indeterminado, cerca de 50 agências em Manaus já fecharam as portas em busca de melhorias salariais para a categoria. Para a paralisação não gerar ainda mais problemas para o consumidor, o Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) dá dicas para o amazonense cuidar das finanças sem precisar pagar juros e multas em função do atraso no pagamento das contas.
O primeiro passo a ser analisado é que a suspensão das atividades bancárias não vai afetar operações por canais alternativos, afirma o presidente do Conselho, Marcus Evangelista. Ele aponta que movimentações como saque e transferências poderão ser feitos normalmente pelo caixa eletrônico, internet e mobile banking, supermercados e estabelecimentos autorizados para efetuarem os serviços.
“Contas dentro do prazo podem ser pagas por esses meios alternativos. Quem não dispuser de internet pode recorrer aos correspondentes bancários como loterias e Correios, que funcionam durante o horário comercial oferecendo mais praticidade ao cliente, já que eles também realizam saques e depósitos de até R$ 1 mil por dia”, sugeriu o economista.
Evangelista esclarece que casos em que o boleto estiver vencido não poderão ser pagos nas alternativas anteriores. Por outro lado, o consumidor deve solicitar uma segunda via da fatura com a data atualizada junto à empresa responsável por emitir o boleto para, então, recorrer ao pagamento eletrônico, alertou o presidente do Corecon-Am.
Outros casos
De acordo com Evangelista, as transações financeiras realizadas através dos cheques, além de saques por aposentados e pensionistas devem ser feitas exclusivamente nos caixas eletrônicos dos bancos. “O valor do cheque compensado será depositado na conta do consumidor normalmente”, afirmou.
Já o bloqueio e desbloqueio de cartões, de acordo com o economista, podem ser realizados via telefone, internet, e as demais citadas. “Muitas pessoas ainda são adeptas ao atendimento presencial nos bancos, especialmente os idosos. Porém, é importante saber que temos alternativas de gerenciar nossas finanças e isso pode até ser feito dentro de casa. Assim, o consumidor evita contrair dívidas devido a cobrança de multa ou juros, o que seria mais um peso no bolso nesse momento de crise pelo qual o Brasil passa”, conclui Evangelista.
DICAS EM RESUMO DO CORECON/AM
1 – Pagamento de contas
O consumidor continua com a obrigação de pagar faturas, boletos bancários e demais contas, mas as empresas devem oferecer uma alternativa de pagamento. Para evitar a cobrança e o envio do nome a serviços de proteção ao crédito, o consumidor deve entrar em contato com a empresa e pedir opções de formas e locais para pagamento.
2 – Saques em dinheiro
Caixa eletrônico e terminais de autoatendimento 24 horas são alternativas para quem precisa sacar dinheiro. No entanto, os bancos estabelecem limites máximos de retirada diária.
3 – Cadastro de senhas
Para utilizar os canais de atendimento na internet, é preciso cadastrar senha de acesso. Esse passo pode exigir uma etapa na internet e outra no terminal de autoatendimento.
4 – Investimento ou resgate de aplicações
O home broker (plataforma de negociações on-line) permite fazer investimentos ou resgates de aplicações. Além disso, há a opção de enviar pelo telefone ordens de compra e venda para a corretora.
5 – Transferências financeiras
Podem ser feitas pelo internet banking ou nos terminais de autoatendimento. Para valores elevados, é preciso cadastrar o destinatário do dinheiro. Alguns bancos exigem que isso seja feito na agência, mas outros permitem o uso do internet banking e do telefone. O valor mínimo para realizar uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) é de R$ 250. Para DOC não há mínimo.
6 – Depósitos
O cliente pode efetuar depósitos nos terminais de autoatendimento localizados nas agências bancárias.
7 – Desbloqueio de cartão
O cliente pode fazer o desbloqueio do cartão nos terminais de autoatendimento localizados nas agências bancárias. Alguns bancos também permitem desbloquear pelo telefone e pela internet.
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