Carta ao presidente

Meus sinceros cumprimentos Presidente Bolsonaro.

Quem lhe escreve é um eleitor dentre as centenas de milhares de votos que Vossa Excelência granjeou em 2018.
De agora em diante, vou tratá-lo de forma menos protocolar, por pura praticidade e economia textual.
Quem diria que um dia você alcançasse esse lugar de destaque no cenário político brasileiro depois de uma década e meia de poder nas mãos do PT e das esquerdas. Né mesmo?
Sei que não foi fácil, afinal, vencer o poder político e econômico, impor derrota aos mecanismos de fraude eleitoral, atravessar barreiras do mandonismo e do caciquismo partidário, não foi uma tarefa fácil.
Ter sofrido um atentado que quase ceifou sua vida e por pouco não o tirou da corrida eleitoral, talvez tenha sido a maior luta que você travou até que as eleições fossem encerradas e as urnas determinassem sua vitória no segundo turno.
Ocorre Bolsonaro, que uma coisa é se eleger e outra coisa é governar.
Você assumiu um país mergulhado numa crise moral e ética onde a corrupção grassava e, em que os demais poderes, estavam minados pela ingerência de partidos e de políticos viciados em esquemas, lobies, trapaças e toda má conduta que exauria os cofres públicos e infelicitavam a nação.
E você tinha tudo para virar esse jogo se tivesse escolhido a melhor equipe, se aliado à banda boa do parlamento e tivesse seguido fielmente a cartilha do liberalismo econômico, da defesa da moral, da propriedade, da família e dos costumes, pilares do conservadorismo.
Seu governo tinha a maioria do povo ao seu lado para que você rompesse com todos os vícios e fosse capaz de desfazer o mar de lama político e institucional que há anos permeavam o país.
Sei que não é fácil quebrar tabus e paradigmas mas você deveria ter demonstrado determinação e imposto um ritmo acelerado de mudanças e transformações que o país reclamava.
Nada disso aconteceu Bolsonaro!
Seu primeiro pecado foi de super proteger seus filhos e aí, você assumiu riscos morais pessoais e institucionais ao defendê-los quando claramente estavam e continuam errados.
Depois, Bolsonaro, você largou no meio do caminho seus amigos mais leiais de governo e os abandonou à própria sorte para que os abutres de sempre escarnecessem deles.
Continuaste teu périplo rumo ao descrédito quando cedeste ao STF e às engrenagens do poder e aceitaste a designação de um ministro para a Corte Suprema fora dos padrões, do desejo e dos sonhos da visão conservadora que teus eleitores almejavam há décadas.
Sua conduta errática e nada elogiável diante da pandemia e que nada ajudou no enfrentamento à disseminação do vírus, é também motivo de espanto e reprovação.
Entretanto, Presidente, a mudança de rumo mais drástica e que impôs o mais grave retrocesso no seu governo, foi a aliança com o Centrão que trouxe consigo a sanha incorrigível do fisiologismo e da corrupção sinônimos de perda de rumo e consequente derrocada moral e política das quais pensávamos estar livres.
Tanto prova disso, é que seu governo vê-se diante de um quadro preocupante tendo em vista as graves denúncias de corrupção ou tentativa de corrupção protagonizadas pelos mesmos partidos, agentes e seus mecanismos nada novos de se infiltrar na máquina governamental com seus cavalos de Tróia e, a partir daí, promover desvios de conduta e de dinheiro.
Não fosse essa aliança com o Centrão, talvez hoje você não estivesse amargando essa quadra de desconfiança, esse sentimento de prevaricação e essa crise de credibilidade diante dos demais poderes e de teus eleitores como eu.
Sinceramente ainda quero crer que você não tenha nada a ver com essa fedentina toda que está sendo exposta na CPI da CoVid.
Quero continuar imaginando que você, apesar dos vários e seguidos erros com relação à minimização da pandemia, não seria capaz de fazer da saúde pública um balcão de negócios espúrios porque eu, como agente de saúde, quero que esse importante e mais que necessário setor governamental e social, saia das páginas policiais e fique longe dos escândalos, retornando ao seu leito normal e continue a salvar vidas e promover o bem, dever intrínseco à área da saúde.
Teu silêncio, Bolsonaro, é revelador de algo grave, porquanto, isso tem te colocado no córner e te empurrado pro esgoto sombrio da dúvida onde jazem os maus e mesmos políticos acostumados a produzir e alimentar a corrupção.
Se queres sonhar com a reeleição, tens que reagir a tudo isso porque teus eleitores mais conscientes e menos aloprados estão cansando e desconfiados.
Tens que dar uma guinada política e moral ao rumo do teu governo porque as mais importantes reformas estão aprovadas ou em andamento, a economia em franca retomada é uma realidade, a recuperação do emprego está a todo vapor e o agronegócio segue pujante.
Penso que ainda há tempo para mudanças mas tens que desvestir-se desse Bolsonaro apático e acuado, senão, terá sido tarde demais, e, os tubarões do centrão, te devorarão ou te farão sangrar e te abandonarão na beira da estrada e pegarão o primeiro bonde cuja próxima curva será para a esquerda parando numa estação em que nesta lhes sejam prometidos mundos e fundos.
Sinceramente.
Do seu humilde admirador, Ronaldo.
Té logo!
PS. Lembre-se que “Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido.”