Bosco Saraiva descarta “Ronda nos Bairros” ao dizer que o ritmo agora é de “ronda total”

Começou na noite desta sexta-feira, 6 de outubro, em Manaus, a operação “Proximidade”, envolvendo um efetivo de mais de 500 integrantes das forças de segurança pública. Aberta pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública do Amazonas, Bosco Saraiva, a operação ocorrerá durante esta noite e madrugada de sábado nas seis zonas geográficas da capital e será repetida semanalmente.

Determinação do governador Amazonino Mendes, a operação marca o novo momento na segurança pública do Estado. Segundo Bosco Saraiva, além de intensificar o enfrentamento ao tráfico de drogas, haverá o reforço no combate aos crimes de roubos e furtos com o emprego maciço das forças de segurança. “Faz parte de uma sequência de patrulhamento da cidade. Vai ser ronda total. A cidade estará patrulhada. Bares e boates que estejam irregulares podem ir fechando porque não admitiremos ilegalidades. A ordem chegou a cidade de Manaus”, ressaltou.

Além das barreiras policiais e de trânsito, a operação também consiste na fiscalização a empreendimentos, como casas noturnas e bares. “Quem estiver fazendo coisas erradas pode colocar as barbas de molho porque a polícia do Amazonas está indo as ruas. E essa não é uma operação de sexta. Chegamos para dar um jeito nisso, sem distinção. Vamos botar ordem na cidade de Manaus”, afirmou.

Segundo Bosco Saraiva, a nova estratégia da Secretaria de Segurança inclui melhoria na estrutura de trabalho e um pacote de melhorias anunciados pelo governador Amazonino aos servidores das Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. Outras medidas, adiantou o secretário e vice-governador, serão o reforço do policiamento comunitário e a melhoria da iluminação pública, em parceria com a Prefeitura de Manaus.

“Patrulhamento da cidade retornará. Eu trouxe para a equipe as pessoas que cuidaram do Ronda no Bairro porque não temos tempo a perder. É preciso fazer. Para voltar com rapidez a reimplantar o patrulhamento. É isso que vamos fazer para colocar a polícia próxima da população”, disse Bosco Saraiva, adiantando que a mesma estratégia será adotada no interior.

Resultado

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou na noite desta sexta-feira, 6 de outubro, e madrugada de sábado, 7, a operação “Proximidade”. De acordo com balanço divulgado pelo comando da operação, seis pessoas foram presas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, mais 1,9 mil veículos foram vistoriados, 30 bares fechados e 4 mil pessoas abordadas.

De acordo com o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, a operação marca o novo momento da segurança pública do Estado com o governo Amazonino Mendes. Operações do tipo acontecerão semanalmente, além do reforço na fiscalização dos ônibus do transporte coletivo e medidas para melhoria da iluminação pública.

“Quem estiver fazendo coisas erradas pode colocar as barbas de molho porque a polícia do Amazonas está indo as ruas. E essa não é uma operação de sexta. Chegamos para dar um jeito nisso, sem distinção. Vamos botar ordem na cidade de Manaus”, afirmou.

As ações desta operação resultaram na abordagem de 4.042 pessoas; 96 ônibus do transporte coletivo; 922 motocicletas; 953 carros de passeio e táxis, 76 bares vistoriados, sendo que 30 foram fechados e notificados e 110 incursões. Na vistoria em veículos, as forças de segurança também atuaram na identificação de carros roubados.

Nas abordagens a pessoas suspeitas em áreas com intensa movimentação nas seis zonas de Manaus, as forças de segurança prenderam seis pessoas, cinco das quais estavam por porte de droga e uma em cumprimento de mandado de prisão.

Participaram das ações 525 servidores da área de segurança, entre policiais da Secretaria Executiva Adjunta de Operações Integradas (Seaop), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Civil e Polícia Militar, além de agentes do Manaustrans e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). A operação envolveu 98 (4 rodas) viaturas, 12 motos, dois ônibus e quatro veículos pesados (plataformas) do Detran-AM.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta