Banda do Boulevard faz ensaio neste sábado

Os adeptos do carnaval de rua podem aproveitar a tarde de sábado para cair no samba embalados pela bateria da Banda do Boulevard, que no dia 04 fará seu penúltimo ensaio antes da realização do tradicional esquenta do dia 12 de fevereiro. A folia começa às 16h com os ritmistas da banda, este ano, com 85 membros sob o comando do mestre Didi Redman, da Escola de Samba Vitória-Régia, parceira já cativa da Banda do Boulevard.

A folia deste ano será embalada pelo tema “Banda do Boulevard, 30 anos: a felicidade é o amor”. O enredo foi criado a partir da ideia de trazer para a avenida uma metáfora em comemoração aos trinta anos da Banda, baseada na famosa obra do autor francês Honoré de Balzac, que cunhou por meio de seu livro “A mulher de trinta anos”, o termo “balzaquiana”, referindo-se às mulheres maduras, experientes.

O presidente da agremiação carnavalesca, Manoel do Carmo Chaves Neto, o Maneca, um dos fundadores, explica que a exemplo de edições anteriores, a proposta da Banda do Boulevard em 2017 é celebrar o seu apogeu, como acontece com as mulheres ao adquirem a maturidade, considerada por muitos, justamente o período em que se celebra os trinta anos de idade. “A Banda do Boulevard agora é balzaquiana. Como dizia o escritor Honoré de Balzac, é com a idade de 30 anos que a mulher adquire maturidade, fica mais segura de si. Assim está a Banda do Boulevard. Amadureceu, cresceu, aprendeu com a experiência”, frisou.

Banda surgiu de uma brincadeira Quem vê a multidão que movimenta a Banda do Boulevard todos os anos no domingo gordo de carnaval, algo em torno de 140 mil pessoas, nem imagina que há trinta anos, mais precisamente em fevereiro de 1987, essa tradicional agremiação carnavalesca tinha seu início fruto de uma simples brincadeira dos moradores da Avenida Senador Álvaro Botelho Maia.

Para atender aos pedidos dos filhos que queriam brincar carnaval, alguns pais se fantasiaram e vestiram as crianças com sacos pretos e subiram a rua. O resultado da brincadeira deu tão certo que no ano seguinte a Banda do Boulevard já era realidade. Tanto que subir e descer a avenida era um rito inserido na agenda do evento. Após a construção do canteiro central da Boulevard Álvaro Maia e, por questão de segurança, a coordenação deixou de promover a volta do cordão na avenida.

“Hoje a Banda do Boulevard cresceu tanto que já não tem mais como subir e descer a avenida como antigamente. É preciso pensar na segurança dos brincantes. Fazemos um evento que leva alegria para as pessoas, tudo de graça e sempre com muito respeito e pensando na segurança. A Banda tem a característica de ser um carnaval popular e familiar”, ressaltou Maneca.

Antes do esquenta do dia 12 de fevereiro ainda haverá dois ensaios, sempre a partir das 16h, na avenida que dá nome à Banda, a Avenida Boulevard Álvaro Maia, 228, Centro. O grande momento apoteótico do carnaval boulevariano será no dia 29 de fevereiro, com a bateria própria da agremiação e com parceiras como a Escola de Samba Vitória-Régia.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta