Aumento dos casos de Covid-19 em Manaus é pequeno, mas em municípios com baixa vacinação é bem maior

Nos últimos 14 dias houve aumento na média diária de casos da infecção pela Covid-19 no Amazonas. Na capital a quantidade registrada diariamente foi de 34 para 35, mas no interior saltou de 87 para 125 por causa da baixa cobertura vacinal em alguns municípios. O Estado permanece na fase amarela (baixo risco) para transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A baixa adesão à campanha de vacinação contra a Covid-19 em alguns municípios do interior é um risco para o aumento no número de casos.

A capital do Amazonas é responsável por 53% dos casos registrados em todo o Estado em 2021. Alguns municípios do interior apresentaram aumento no número de casos, destacando-se Jutaí (2.244 casos), Autazes (440) e Manicoré (433). Estas cidades apresentam uma baixa adesão à vacinação contra a Covid-19, principalmente, nas comunidades rurais.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta a importância da vacina no enfrentamento da pandemia “Atualmente, a imunização é a ferramenta mais eficiente no controle dos casos graves no Estado, a recusa ao imunizante é uma preocupação, pois permite a circulação do vírus entre os suscetíveis”, alerta a diretora da FVS-RCP.

De acordo com o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, chama atenção para medidas de proteção individual e coletiva, tendo em vista a sazonalidade dos vírus respiratórios neste período de intensas chuvas na região. “Neste momento, além do novo coronavírus, estão circulando vírus que podem levar a complicações clínicas e internações hospitalares. Por isso, é tão importante que cada um faça a sua parte no combate da pandemia”, reforçou

Prevenção

As medidas preventivas contra a Covid-19 continuam sendo as recomendações da FVS-RCP para enfrentar a pandemia: adesão à campanha nacional de vacinação contra a infecção, uso de máscara de proteção respiratória, higienização das mãos (com água e sabão e/ou álcool a 70%), distanciamento social e evitar aglomerações de pessoas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta