Embora o ministério do Planejamento, em sua política de arrocho das despesas públicas, tenha dito que cancelaria os concursos públicos federais em 2016, quatro concursos lançados ainda em 2015 prometem ser o filé para os profissionais de Comunicação.
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal – Funpresp e a Universidade Federal de São Paulo – Unifesp estão com seus editais em vigor constituindo-se nas grandes oportunidades de emprego nesse início de ano.
A maior oferta de vagas e o melhor salário são ofertados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. São dez vagas para as quais os detentores de formação em Comunicação Social poderão concorrer.
Duas vagas são para Jornalistas que atuarão em redes sociais. Três vagas, sendo uma para candidato negro, destinam-se a profissionais de Design Institucional. Outras cinco vagas, sendo uma para candidato negro, são para profissionais de Programação Visual – Webdesign. Todos esses profissionais atuarão na sede do Rio de Janeiro e terão o nível funcional de analista.
Os candidatos às vagas de Jornalismo deverão possuir diploma de curso superior completo em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e registro profissional. Para as vagas de Programação Visual, além dos diplomados em Comunicação Social, também poderão concorrer titulares de diploma de curso superior completo em Design com habilitação em Comunicação Visual ou Mídia Digital; ou Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual; ou Comunicação Visual; ou Design; ou Design Gráfico. E para as vagas de Design Institucional, requer-se curso superior completo em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, ou Pedagogia, Letras, Psicologia ou Administração.
Para quem não conhece as atividades, o profissional de Design Institucional é aquele a quem compete selecionar estratégias didáticas, mídias e tecnologias adequadas a diferentes tipos de aprendizagem, objetivos e público alvo; adequar o conteúdo dos projetos educacionais à metodologia a distância; construir o roteiro do curso, contendo a especificação da estrutura e do fluxo da informação, as instruções de diagramação, interação e navegação; avaliar e rever as soluções educacionais desenvolvidas; e executar outras atividades compatíveis com o cargo.
Dependendo do nível de formação acadêmica, a remuneração total pode variar de R$ 7.000,49, para quem tem apenas a graduação, chegando a R$ 8.734,88, para quem tem doutorado.
As inscrições se encontrarão abertas no período de 04 a 28 de janeiro de 2016.
Informações extraídas do blog do jornalista Chico Santana
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)