As aparições de Nossa Senhora em Cimbres(final)

Chego ao artigo final da série que escrevo sobre as emblemáticas aparições de Nossa Senhora da Graça em Cimbres, vila do município de Pesqueira/PE.

Nunca foi e nunca será a menor ou a menos importante das visitas de Nossa Senhora à terra e das suas interlocuções com alguns dos seus filhos prediletos especialmente jovens e crianças.

Natural porém, infelizmente, a igreja, por prudência, colocou um manto de silêncio sobre os episódios.

Isso escondeu da maioria do povo, da imprensa e de parte do clero, essas tão eloquentes e significativas mensagens de alerta, de admoestação e de carinho e amor de Nossa Senhora pelos seus amados fiéis.

Encerro pois esta série, demonstrando o quanto a Virgem Maria, Mãe da Igreja e corredentora da salvação da humanidade, se preocupa com os destinos do seu povo, das nações e da Santa Madre Igreja, alertando-os contra o perigo das ideologias exóticas e diabólicas.

Ao escolher gente simples, meninas humildes e analfabetas e um sacerdote sábio e prudente para divulgarem suas mensagens, Nossa Senhora mais uma vez demonstra seu carinho e seu cuidado para com as coisas de Deus por meio dos pequenos.

SOBRE AS PRINCIPAIS PERSONAGENS 

Um fato que não pode escapar e que deve ser tratado como algo de relevância, é a vida de piedade, de humildade e de silêncio que suportaram as meninas até à morte.

Aparecer e dialogar com crianças e jovens, é quase uma marca registrada das muitas aparições da Virgem Maria pelo mundo.

Foi exatamente assim em Fátima quando apareceu aos pastorinhos, em Lourdes para a pequena Bernadete, no México para o indiozinho Juan Diego e em Medijugorje para os jovens videntes.

Maria da Luz consagrou-se freira e adotou o nome de Irmã Adélia recolhendo-se por cinquenta anos ao convento só saindo para visitar Cimbres e se encontrar com Maria da Conceição e retornarem juntas ao local e se encontrar com Nossa Senhora.

O padre confessor de Maria da Conceição afirmava que toda vez que confessava a menina estava conversando com uma santa que, como leiga, tinha profundo conhecimento da sua missão de filha de Deus e adotada por Nossa Senhora.

Há inclusive pedido de abertura de beatificação de Irmã Adélia não somente enquanto vidente mas sobretudo pela vida de santidade que adotou.

Não muito diferente foi a vida e a obra deixada pelo Padre Kerhle não somente como sacerdote mas também como médico e cuidador da vida e da alma daquela gente humilde.

Não fossem os diários, as anotações, o cuidado quase obsessivo para com os as crianças e sobretudo sua formação teológica, hoje não saberíamos sobre as aparições em Cimbres nem teríamos as riquezas dos detalhes colhidos a fim de servirem de base para textos e estudos mais aprofundados sobre os fatos.

O ALERTA DA VIRGEM MARIA

Por fim e para que fique absolutamente claro, que além do forte pedido para que se pratique com fervor a oração e a penitência, há um alerta feito por Nossa Senhora que é sobre a ameaça comunista que paira sobre o Brasil e outros países e que é tema dos mais atuais.

A ditadura da Nicarágua está aí para provar.

Nesse pequeno país da América Central, a escalada comunista persegue e prende bispos e padres, fecha igrejas e colégios católicos, confisca bens e recursos das dioceses e impede celebrações e ritos comunitários.

Em muitos países mundo afora, onde os governos totalitários se impõem, igrejas cristãs são perseguidas e fechadas e impedem-se as celebrações e cultos dirigidos a Deus e a Nossa Senhora.

Nossa Senhora deixa claro seu carinho e atenção pelos sacerdotes e numa das respostas sobre a escalada do comunismo se o clero sofreria com o advento dessa ideologia Ela afirma com todas as letras que a igreja e os bispos e sacerdotes sofrerão muito.

Nossa Senhora certa feita, pede para uma das meninas ir até à sua casa para arrumar e enfeitar o ambiente para receber um sacerdote que iria visitar sua família, o que comprova essa predileção e amor pelo clero.

Para arrematarmos tudo o que circunscreve as aparições de Nossa Senhora em Cimbres, em outubro de 2022 a igreja, oficialmente, por meio do Bispo Diocesanso de Pesqueira, reconhece que algo de sobrenatural e que tem a mão de Deus aconteceu e continua a acontecer em Cimbres.

Essa posição oficial por parte de uma autoridade eclesiástica dá uma conotação sobretudo de veracidade para os fatos narrados pelas meninas, segundadas ainda por estudos de documentos por parte de historiadores e comissões designadas para esse fim.

Mais que isso, abre caminho para que a igreja de Roma possa iniciar um processo de reconhecimento das aparições que é o que todos nós católicos e devotos de Nossa Senhora desejamos e rezamos para que ocorra.

Para melhor entendimento sobre as aparições de Nossa Senhora em Cimbres, recomendo a leitura dos livros da escritora Ana Lígia Lira, O Diário do Silêncio e o Inquisidor de Cimbres.

Esses dois livros retratam fielmente os fatos, a partir dos relatos colhidos ainda em vida da Irmã Adélia antes de morrer em um convento de Recife.

Nossa Senhora da Graça, dai-nos a graça de ver Jesus.