Arthur ouve elogios no TCE sobre o novo Portal da Transparência da PMM

Depois de ser avaliada como a capital brasileira que mais cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em 2016, segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Manaus foi considerada como exemplo a ser seguido pelos demais municípios do Amazonas no que se refere à questão da transparência.

O reconhecimento à gestão municipal foi feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), nesta terça-feira, 29/8, em visita do prefeito Arthur Virgílio Neto ao conselheiro presidente Ari Jorge Moutinho Júnior. “Fiquei muito contente com essa notícia, porque mostra a seriedade com que gerimos os recursos públicos”, disse o prefeito.

Ainda segundo Arthur, desde 2013, a Prefeitura de Manaus deu início ao processo de modernização da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), que tem possibilitado avanços significativos na administração, como a redução de gastos e a ampliação da capacidade de investimentos, além do acesso mais preciso e transparente aos dados financeiros.

“Foram medidas como essas que nos possibilitaram manter o crescimento da cidade, mesmo diante da crise econômica. É essa saúde financeira que garante que não atrasemos os salários dos nossos servidores, com provisionamento antecipado do 13º salário, bem como a realização de obras e outras melhorias para população por meio dos próprios recursos do Município”, afirmou o prefeito.

Para o presidente da Corte de Contas, as boas práticas da capital amazonense e do Portal da Transparência Municipal devem ser seguidas pelos municípios do interior do Amazonas. “Nós, enquanto Tribunal, reconhecemos as melhorias obtidas nesse sentido e as prefeituras do interior devem, cada vez mais, buscar essa integração e a modernização proporcional ao tamanho de cada localidade”, destacou Ari Moutinho Júnior ao sugerir que a Prefeitura de Manaus abra suas portas aos demais prefeitos do Amazonas para que conheçam e vejam as possibilidades de implantarem em seus municípios o modelo de Data Center e demais sistemas utilizados pela Semef. 

Convite

Aproveitando a visita ao presidente do TCE-AM, o prefeito Arthur Virgílio Neto o convidou para participar, no próximo dia 12 de setembro, de um evento na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) para falar do que Manaus tem feito para manter o equilíbrio fiscal e as contas organizadas. “Tenho certeza que haverá muito interesse para ouvir essa instituição (TCE-AM), que tanto tem colaborado com a nossa administração”, finalizou o prefeito.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. Manauara

    Apesar do Portal de Transparência está sendo praticado pela prefeitura de Manaus, as informações contidas neste portal ainda são muito confusas e de difícil acesso, tendo em vista que no ano passado o prefeito publicou uma lei municipal que proíbe de demais gestores de fazerem qualquer divulgação inclusive punindo-os os servidores caso isso faça sem o aval deixe prefeito ou do seu gabinete. infelizmente a mais de 5 anos o município de Manaus só tem decadência em arrecadação de ISS fato este aonde as empresa de ônibus devem mais de 70 milhões e não são cobradas e tão pouco são incomodadas pelo fisco municipal enquanto que o cidadão quando deve o seu IPTU tem nome em cartório, nome negativado fazem tudo para prejudicar o cidadão mas os empresários eles viram de costas

Deixe uma resposta