O vereador Wilker Barreto (PHS) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para o biênio – 2017/2018 com 38 votos favoráveis. A eleição ocorreu na noite deste domingo (1º de janeiro) e teve quase três horas de votação, no plenário Adriano Jorge da Casa Legislativa, após a posse dos 41 vereadores eleitos na última eleição municipal, realizada no Teatro Amazonas.
O prefeito Arthur Neto mostrou força, contornou conflitos internos na bancada e acabou tendo mais sucesso que o governador José Melo teve na Assembleia Legislativa – nesta, o candidato governista foi votado por 17 dos 24 deputados.
A eleição à presidência da CMM conduzida pelo vereador com mais idade, Gedeão Amorim (PMDB). A vereadora Therezinha Ruiz (DEM) foi quem secretariou os trabalhos. Todos os vereadores compareceram à votação que teve além de Wilker, os vereadores Marco Antônio Chico Preto (PMN), que obteve dois votos e Joana D’Arc (PR), com apenas um voto.
Durante a votação, Barreto teve cinco minutos para discursar e destacou os principais temas tratados em sua gestão, como a questão das discussões do transporte alternativo e executivo, a reforma da Lei Orgânica do Município (Loman), Plano Diretor, entre outros. “Esta mesma Câmara teve a capacidade de baixar as diárias de vereadores e servidores e, em dois anos, debaixo da pior crise econômica da história da República, tivemos uma Câmara de avanços que construiu estacionamento para os servidores, devolvemos a Mini Vila Olímpica e está 100% digitalizada, foi a mesma que votou 8% de reajuste para os servidores, e é a mesma Mesa Diretora que todos os Poderes do Amazonas sentaram discutindo temas importantes para a cidade de Manaus”, declarou Wilker Barreto.
“Esta Casa está sendo entregue com o seu próprio Habite-se. É a Câmara que tem recomendação ISO 9001 e ISO 14001, e que tem sua própria Brigada de Incêndio, por isso, coloco a minha candidatura para que possamos dar continuidade ao trabalho”, completou Barreto.
Na oportunidade, o candidato Chico Preto defendeu a independência de sua gestão, compromisso e transparência para o crescimento do parlamento. “É hora de fazer política olhando para o povo todos os dias”, ressaltou Chico Preto, que prometeu resgatar os salários dos servidores da CMM em cumprimento ao Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). “É preciso independência para que o Regimento Interno seja cumprido e da mesma forma a Lei Orgânica do Município (Lomam) e a Constituição sejam atendidos”, continuou o parlamentar.
Por sua vez, Joana D’arc agradeceu a oportunidade, em especial, aos militantes de defesa dos animais, acreditando que uma causa pode ter representatividade e força política. “Hoje a Câmara dá um passo inicial a uma trajetória a partir dos nossos comprometimentos com a população”, destacou a vereadora.
Composição da Mesa Diretora
Na mesma sessão, também foram escolhidos os demais membros para compor a Mesa Diretora da Casa, junto ao presidente Wilker Barreto. Foram eles: os vereadores Felipe Souza (PTN), como 1º vice-presidente; 2º vive-presidente, Reizo Castelo Branco (PTB); Fred Mota (PR) como 3º vice-presidente; Gloria Carrate (PRP) continua como secretária-geral; Missionário André (PTC) como 1º secretário; Dr. Isaac Tayah (PSDC) como 2º secretário; Carlos Portta (PSB) como 3º secretário; Everton Assis (DEM) como ouvidor e Diego Afonso (PDT) no cargo de corregedor da CMM.
A eleição dos membros da Mesa Diretora teve abstenção dos vereadores Chico Preto, Joana D’Arc e William Abreu (PMN).
Composta a nova Mesa Diretora da Casa Legislativa, o 1º vice-presidente Felipe Souza (PTN), que já esteve por duas vezes como 2º vice-presidente da Casa disse que vai contribuir para os trabalhos da CMM e espera que nos próximos anos a economia se estabilize para o bom funcionamento do País. “Agradeço a confiança dos parlamentares e espero que os próximos anos sejam de melhoria na economia do Brasil para que possamos desenvolver as atividades parlamentares de forma mais ampla”, observou Felipe Souza.
Com informações de Valdete Araújo, do Departaento de Comunicação da CMM
Foto de Robervaldo Zezinho Rocha
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)