Arquivo público abre oportunidade para estudantes de 14 cursos

A Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) está com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado do Arquivo Público do Governo do Amazonas. Aqueles que forem admitidos no programa terão um oportunidade de, na prática, aprimorem seus conhecimentos a partir das atividades desenvolvidas pelo Arquivo Público. Podem participar estudantes e profissionais de 14 cursos.

O programa vai desenvolver três projetos. Ao todo, serão 30 participantes, sendo dez por projeto, com revezamento entre trabalho presencial e remoto. Os interessados devem estar cursando ou serem formados em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Design Gráfico, Estatística, Sistemas de Informação, Geografia, História, Jornalismo, Relações Públicas, Serviço Social, Ciência da Computação e Tecnologia da Informação.

“O objetivo é formar equipes com capacidade técnica e potencial de aprendizado para atuarem em projetos com prazos determinados e metas a serem alcançadas. Tudo isso alinhado ao planejamento estratégico e continuidade de tratamento arquivístico dos documentos”, disse a titular da Sead, Inês Carolina Simonetti.

Plano de Visibilidade Institucional e Difusão do Acervo, Modernização dos Procedimentos de Gestão e Tratamento de Documentos, e Desenvolvimento e uso de Ferramentas Tecnológica Aplicado aos Arquivos são os três projetos desenvolvidos, explicou o coordenador do Arquivo Público, Marcelo Araújo.

Inscrição – Os interessados em participar do programa devem enviar currículo para o e-mail arquivopublico@sead.am.gov.br. No assunto, os candidatos devem escrever: “Programa de voluntariado”.

A ideia do programa é tornar o Arquivo Público um espaço de aprendizado e de aplicação de técnicas modernas ligados ao universo do arquivo, tudo com o acompanhamento e a supervisão profissional e de professores do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), instituição parceira na realização do programa.

FOTO: Gabriel Retondano

LEAVE A REPLY