Amazonino entrega títulos de terra em Boa Vista do Ramos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

O governador do Estado, Amazonino Mendes, entregou, nesta sexta-feira (23/03), mais 415 títulos definitivos de terra a produtores rurais de Boa Vista do Ramos (a 270 quilômetros de Manaus). Há cinco meses no comando do Executivo, Amazonino já realizou a entrega de mais de 4,5 mil documentos para moradores da capital e do interior do estado. Para os produtores rurais, a regularização fundiária confere segurança sobre a posse da terra e abre caminho para expansão da produção. 

“Isso é uma iniciativa, talvez mais importante, que a gente pode fazer para o produtor no interior, independentemente daquelas ações naturais do terceiro ciclo. Isso é uma coisa que me deixa muito feliz. Fazer isso é trabalhoso e eu já determinei ao setor (Secretaria de Política Fundiária), alocar mais recursos para agilizar mais isso, dar rapidez e aumentar ao máximo possível o alcance, para que essa felicidade chegue na casa do homem esquecido do interior”, ressaltou Amazonino. 

Acompanhado do prefeito Eraldo Trindade, deputados estaduais e federais, além do secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato, Amazonino visitou áreas que receberão investimentos para melhoria da infraestrutura, por meio do convênio firmado entre Governo do Estado e a prefeitura local. O evento ocorreu na Escola Estadual Maria Izabel, no centro de Boa Vista do Ramos. 

Regularização – A secretária de Política Fundiária, Paula Kanzler, informou que, por determinação do governador Amazonino, a regularização fundiária vai além da capital e alcançar os municípios do interior. Ela destacou que neste sábado (24/03), os moradores que ainda não tiveram suas terras regularizadas, poderão participar do “Fórum Fundiário” na busca da regularização dos imóveis. 

“Vamos discutir o que ainda tem de problema na cidade porque hoje nós não estamos zerando todas (as regularizações) com as famílias e produtores que vão receber título. Por isso, vamos ter novas discussões com cartório, prefeitura, com o setor de terra, Incra, Idam, Sepror, para vermos de que forma podemos incrementar e ajudar os produtores aqui de Boa Vista do Ramos”, comentou. 

Linhas de crédito – Com o título de terra em mãos, o produtor passa a ser proprietário do local e terá acesso à rede de financiamentos ofertada pelo Governo do Estado e demais bancos. 

Moradora da Vila São Benedito, no ramal Açaizal, em Boa Vista do Ramos, a agricultora Iracilda Pereira Viana, 64, ressaltou que não tinha mais esperanças em receber o tão sonhado título de terra, pois produz no local há mais de 40 anos. Com a documentação, ela pretende ampliar a sua produção de guaraná, mandioca e cará roxo, entre outros produtos. “Vamos trabalhar ainda mais. Quero agradecer muito a ele (governador). Nós não tínhamos documento. É o nosso grande presente do nosso lugar”, frisou. 

Esta é a segunda entrega realizada no interior do Amazonas no governo Amazonino Mendes. No último dia 10 deste mês, 414 famílias agricultoras do município de Novo Airão receberam a documentação definitiva de propriedade de terra. 

Foto: Clóvis Miranda

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta