Amazonas concentra 73% dos casos de tuberculose no Brasil, diz a Pastoral da Saúde

tuberculose
O Amazonas registra, em média, quatro casos de tuberculose por dia, sendo o Estado com maior concentração de doentes no país, com 73% dos casos. Os números alarmantes foram apresentados durante I Seminário sobre Ações e Controle da doença, realizado neste sábado (2), na Pastoral da Saúde (Centro de Manaus).
O evento teve como objetivo conhecer as ações existentes e esclarecer dúvidas acerca dos desafios para o controle da tuberculose. Presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/AIDS e Tuberculose, o deputado estadual Luiz Castro (Rede) avaliou que o evento foi propício uma excelente iniciativa para futuras políticas públicas.
“A tuberculose vem silenciosamente crescendo devido às baixas condições de alimentação e higiene. Precisamos combater a doença aproveitando os bons exemplos que o Amazonas já conseguiu, como no caso da Hanseníase”, assinalou Luiz Castro.
O deputado parabenizou o trabalho da Pastoral da Saúde, preocupada com o tema, e salientou que a Frente deve ser oficializada antes do recesso parlamentar, em 15 de julho.
Solidariedade
O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Don Sérgio Castriani, afirmou que é preciso solidariedade e compromisso em relação à doença. “Lembro-me que, na infância, uma família ficou marcada negativamente porque tinha um membro com tuberculose. Esse tipo de atitude não pode mais acontecer. Precisamos conhecer o inimigo para então vencê-lo e este é um dos objetivos deste I Seminário”, afirmou.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta