Com muita disposição, o ex-governador Amazonino Mendes (PDT), líder da coligação “Movimento pela reconstrução do Amazonas”, subiu, na noite do sábado (24), as escadarias da comunidade do Barranco, na avenida Japurá, no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul, para conhecer a tradição, cultura e fé do Quilombo de São Benedito. O coletivo, existente há 127 anos, é o segundo quilombo urbano do país.
O candidato visitou o famoso “Pagode do Quilombo de São Benedito” e a quitanda das “Crioulas de São Benedito”. Amazonino recebeu uma homenagem do líder da comunidade, Ribamar Neto, o “Patecão”, e viu o trabalho desenvolvido pelas quilombolas. “Minha alma está leve. Estou feliz por estar aqui. Muito obrigado por esse ambiente maravilhoso. Muito obrigado a Deus pela minha cor. Eu me chamo de ‘Negão’ com muito carinho”, disse o candidato.
Após receber um apelo da presidente da Associação das Crioulas de São Benedito, Keyla Fonseca, que solicitou ajuda para a construção da capela do santo afrodescendente, o candidato ressaltou que os seus amigos poderão se empenhar a realizar o sonho dos comunitários. “Quero parabenizar o grupo, sobretudo, pela preservação da cultura. O estado não pode pela lei. Mas os amigos podem, né? Quem sabe a gente faz uma equipe, e vai à luta? Quero ver erguer esse sonho, por meio de um trabalho privado”, destacou.
Amazonino estava acompanhado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e dos deputados Hissa Abrahão (federal) e Adjuto Afonso (estadual), além do vereador Diego Afonso. Todos os parlamentares são da diretoria do PDT, no Amazonas.
Comunidade centenária
A comunidade foi formada por escravos alforriados do Maranhão, no século 19. Os afrodescendentes desembarcaram no Amazonas e se abrigaram na Praça 14, onde até hoje mantêm a tradição, fé e cultura do povo negro. A comunidade do Barranco é segundo quilombo urbano do Brasil, vinculado à Fundação Palmares, do Ministério da Cultura, e abriga cerca de dez famílias.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir




