Zé Ricardo quer fortalecer controles para evitar desvios na Saúde

Saúde foi uma das áreas em destaque nas reuniões e conversas do candidato a prefeito de Manaus, Zé Ricardo (PT), o “Homem da Kombi”, e de sua vice, Marklize (Psol), com a população, ao longo deste domingo (18), reforçando o compromisso de ampliar o atendimento na rede básica. Eles propõem novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), aumentando as equipes de saúde da família; implementação do Centro de Exames e Diagnóstico Municipal de Saúde e da construção do Centro de Referência de Atenção à Saúde da Mulher, como ainda o fortalecimento da Ouvidoria e da Controladoria do Município, que ajudarão a fiscalizar os recursos, evitando desvios.

“Esta pandemia trouxe à tona a fragilidade da rede de saúde pública de Manaus. Fomos destaque no Brasil e no mundo com os enterros em valas comuns, com corpos de vítimas da Covid dividindo o mesmo espaço com pacientes em hospitais e atingindo a triste marca, até o momento, de mais de 4.300 mortes. O Governo e a Prefeitura foram muito lentos nas ações e na assistência à população. No caso da Prefeitura, contratou uma empresa particular para administrar um hospital de campanha e, até hoje, não sabemos que acordo foi esse. Aliás, um contrato que está sendo questionado pelo Ministério Público de Contas. Mas, pelo Portal da Transparência do Município, é possível identificar mais de R$ 16 milhões investidos na estrutura e manutenção do Hospital de Campanha. Para onde foi esse dinheiro?, questionou Zé Ricardo, que, na manhã de hoje, ainda realizou uma carreata, sendo recebido com muitos acenos em apoio a sua candidatura.

Ele destacou ainda que metade dos bairros da cidade não tem unidades básicas, com muitos hospitais sucateados e sem assistência preventiva na atenção primária, resultando em muitas mortes. “Na nossa gestão, iremos ampliar as unidades básicas e garantir médicos clínicos gerais, pediatras, ginecologistas e até dentistas, tudo com controle interno e transparência. Isso é obrigação, mas, até hoje, ninguém fez. É prioridade para salvar vidas”.

Para melhorar os serviços de saúde do Município, Zé Ricardo e Marklize ainda propõem: construção do Centro de Referência de Atenção à Saúde da Mulher, para realização de consultas, exames e pequenas cirurgias ginecológicas; fortalecimento da imunização contra o HPV (vacinação em massa), principalmente, nas escolas; implementação de teleconsultas, via telefone e internet; valorização dos Agentes Comunitários de Saúde; e criação do Laboratório de Próteses Dentárias, que poderá executar os serviços protéticos dos Centros de Especialidades Odontológicas.

Como agenda desta segunda (19), pela manhã, Zé Ricardo e sua vice fazem visita em porta de fábrica do Distrito Industrial, seguido de bandeiraço, adesivaço e minicomício na Zona Norte da cidade. No início da tarde, concede entrevista ao Programa Alô Amazonas, da TV A Crítica; depois, participa de reunião na Zona Leste. E, à noite, ele concede outra entrevista ao Portal No Amazonas É Assim, seguida de reunião na Zona Centro-Oeste.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta