Zé Ricardo propõe redução de IPTU para quem plantar árvores em área não construída

O candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT), e seu vice, Yann Evanovick (PCdoB), participaram na manhã de hoje (14) de panfletagem e “bandeiraço” na avenida Constantino Nery, em frente à Arena da Amazônia, juntamente com a militância da Coligação “Compromisso com o Povo”, onde ressaltou suas propostas para as políticas de meio ambiente da capital. Já à tarde, José Ricardo reuniu-se com integrantes do “Movimento Ficha Verde” e assinou Carta Compromisso, assumindo a responsabilidade de prevê a qualidade de vida e desenvolvimento sustentável de Manaus.
Como propostas de Governo para essa área, José Ricardo pretende estabelecer formas de incentivo fiscal, com redução no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para proprietários urbanos que mantenham árvores em área não construída dos imóveis. “Manaus está no meio da Floresta Amazônica, mas é considerada uma das capitais menos arborizada do País. Isso é preocupante. Quantas árvores foram plantadas nas ruas da cidade? Houve estímulo para as pessoas plantarem árvores nas suas casas? Faltou esse tipo de prioridade nas últimos gestões municipais, o que pretendemos implementar num futuro governo”, declarou ele, que também quer promover intensa campanha de sensibilização e educação ambiental, com a participação da população na elaboração da Política e do Plano Municipal de Educação Ambiental, para conscientizar todos e todas para a importância da arborização urbana.
A coligação defende ainda a promoção do plantio em todas as escolas da rede municipal, em associações de moradores, grupos da melhor idade e comunidades, visando a amenização das “ilhas de calor”, por meio do incentivo ao plantio de mudas;   a implementação de medidas que deem transparência às contas do Fundo Municipal de Meio Ambiente, viabilizando maior controle social; a criação do Sistema Municipal de Unidades de Conversação (Simuc), implementação de áreas protegidas e corre­dores ecológicos, de acordo com estudo estratégico para a conservação do “sauim-de-coleira”, e restauração das Áreas Permanentes Protegidas (APPs); além da promoção,  proteção, recuperação, revitalização e funcionalidade das áreas verdes para o uso público e conservação da biodiversidade, com parceria da iniciativa privada.
Já com o “Movimento Ficha Verde”, o candidato assumiu o compromisso de conservar e despoluir nascentes e igarapés, proteger áreas verdes e as espécies ameaçadas, realizar compras públicas sustentáveis, fomentar a educação e a cultura para a sustentabilidade e ampliar a transparência e a participação social na governança pública para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. E mais: implementar plano de adaptação às mudanças climáticas, realizar planejamento e mobilidade urbana, combater as principais formas de poluição sonora e do ar, além de incentivar a reciclagem e a gestão de resíduos sólidos. “Assinamos esse compromisso e algumas dessas metas já estão contempladas no nosso Plano de Governo, para que tenhamos, no futuro, uma Manaus melhor de se viver”, garantiu José Ricardo.
Como agenda de rua desta quinta-feira (15), os candidatos participaram, às 6h, de panfletagem no Distrito Industrial; às 8h, caminhada com panfletagem e minicomício na avenida Coronel Teixeira (estrada da Ponta Negra), bairro Campos Sales, Zona Oeste; e, às 17h, participam de caminhada com panfletagem no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste (concentração no sinal da avenida Brigadeiro Hilário Gurjão). Já às 19h30, estarão em reunião com apoiadores no bairro João Paulo, também na Zona Leste, e, às 21h, com professores no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta