Zé Ricardo propõe ampliar estruturas dos Cras e Creas

Na manhã desta sexta-feira (2), o candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT), e seu vice, Yann Evanovick (PCdoB), participaram de minicomício e “bandeiraço” em frente à Feira do Coroado, Zona Leste. Os candidatos falaram de seus planos para um futuro governo com uma política de assistência social, cidadania e direitos humanos que priorize o aperfeiçoamento das redes de atendimento de assistência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), por meio do aparelhamento e ampliação das estruturas, além de criar o Centro de Municipal de Referência Especializado para tratar e acolher moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade.

José Ricardo defende e pratica o princípio constitucional do termo direito humano, que é o direito à vida, à saúde, à educação, à segurança, à moradia, ao transporte, à água e ao saneamento básico, dentre outros. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), tem realizado diversos debates nessas áreas. “Utilizamos a nossa Comissão para debater temas de fundamental importância na vida da população”.

Para o candidato, os CRAS e os CREAS precisam ser melhor estruturados para atender a demanda do Município nas regiões de maior dificuldade social, além de transversalizar as ações da assistência junto com outras áreas, com proposta de definição de metas para diminuir os graves indicadores sociais, como alta violência contra a mulher, contra as crianças, contra os jovens e contra os idosos.

Com o Centro de Municipal de Referência, eles propõem ainda oferecer acolhimento institucional e psicológico aos moradores de rua. “Iremos implementar serviços especializados de abordagem social para mapear crianças, jovens e adultos em estado de abandono, em parceria com o Sindicato dos Assistentes Sociais do Amazonas e com o Conselho Regional de Serviço Social”, disse o candidato. Já para Yann, a garantia dos direitos humanos deve ser prioridade em uma gestão que tenha compromisso com o povo.

Na Assembleia Legislativa, José Ricardo tem lutado pela inclusão dos assistentes sociais, juntamente, com os psicólogos, na rede pública de ensino, por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que foi promulgada em 2012. “Embora já faça parte da Constituição e esteja como política efetiva do Amazonas, precisamos cobrar do Governo sua implementação, tendo em vista a alta evasão e violência escolar. Ouvimos todas as sugestões apresentadas e iremos agregar a nossa campanha”.

Como agenda de rua deste sábado (3), os candidatos participam, às 8h, de reunião com professores apoiadores no bairro Japiim; às 9h, participam de caminhada, panfletagem e “bandeiraço” na avenida São Pedro, na Compensa, e, em seguida, realizam minicomício. Já às 17h, participam de “bandeiraço” com panfletagem na cabeceira da Ponte Rio Negro.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta