“Viver e não ter vergonha de ser feliz”

Por Ronaldo Derzy Amazonas*

Tomo emprestado do Gonzaguinha uma frase dos belos versos da canção que ele imortalizou e que até hoje é cantada mundo afora, e o faço, para celebrar em plena viagem à Itália que me dei de presente pela graça de Deus, os meus 60 anos de vida os quais estarei completando no próximo dia 21 deste mês.

Para comemorar em grande estilo esse jubileu de vida entrando definitivamente no rol dos idosos sexagenários, planejei cada cidade e cada lugar do país dos cesáres onde eu pudesse parar e ali sentir a presença de Deus por meio dos seus santos e santas e apenas agradecer, honrar, glorificar e louvar ao Criador pelo dom da minha vida especialmente por ter podido chegar aos sessenta ante tantos percalços notadamente da minha saúde; os que me conhecem sabem bem das vitórias sobre a morte desde tenra idade por conta das enfermidades mortais pelas quais passei.

Escolhi visitar as terras onde nasceram, viveram, pregaram e tornaram-se Santos e Santas de Deus por exemplo, Santa Rita de Cassia minha mais próxima protetora em cuja igreja em Manaus fui batizado e em cuja paróquia dei os primeiros passos e cresci na fé e onde me engajei nos movimentos cristãos, raiz e razão de toda a minha caminhada de fé católica até os dias atuais.

Visitei a terra de São Padre Pio um santo Capuchinho dos tempos modernos prodigioso e exemplar homem de Deus cujo corpo incorrupto foi martirizado pela presença dos estigmas de Jesus.

Estive em Assis cidade de nascimento e da história de vida de dois dos mais extraordinários Santos católicos que foram São Francisco e Santa Clara e lá pude constatar o quanto de beleza, fascínio, riqueza cultural e arquitetônica e sobretudo testemunhos de fé de milhares de devotos que ali chegam diariamente para celebrar o Santo da pobreza e protetor da natureza que, como Clara, renunciou à ostentação e à herança das famílias abastadas para viverem e pregarem o evangelho da forma mais humilde e despojada.

Não poderia deixar de visitar a belíssima cidade de Pádua onde cresceu, viveu, pregou e deixou um dos maiores legados de prodígios e milagres para a história da humanidade que foi Santo Antônio.

Assim, de cidade em cidade italianas, entre igrejas simples, santuários e basílicas antigas e modernas, ousei orar a Deus pelo dom da minha vida restando-me tão somente agradecer a Ele por ter alcançado tantas vitórias e por ser D’Ele um filho para quem Seu olhar especial e Suas bênçãos estão voltadas diuturnamente mesmo não sendo muitas vezes merecedor.

Jamais esqueceria ou deixaria de externar meus agradecimentos Àquela por cujas mãos plenas de amor, proteção e bênçãos tem me acompanhado nessa jornada de vida e de fé que é Nossa Senhora seja sob que título for porque como minha advogada mais que especial tem me sustentado, corrigido, guiado e apresentado ao seu filho Jesus mormente nos momentos de maior dor e necessidade.

Glorificado seja Deus, louvado seja seu Filho Jesus, benditos sejam a Mãe do Salvador e meus Santos e Santas protetores pela vida que ganhei e que tento viver em fidelidade ao plano de salvação a mim reservado. Amém!

Té logo!

*O autor é farmacêutico e empresário