Vereadores de Rio Preto preparam golpe contra prefeito interino e espalham terror na cidade

chico linha

Dez dos onze vereadores de Rio Preto da Eva se uniram para tomar o poder no município. Como não vislumbram uma chance de devolver o comando da prefeitura ao prefeito afastado Luiz Ricardo Chagas, envolvido em diversas denúncias de improbidade administrativa, eles planejam afastar o prefeito interino, Ernani Sampaio, e colocar na cadeira o presidente da Câmara Municipal, Francisco Batista “Chico Linha” (foto acima). Enquanto isso não acontece, eles pressionam empresários locais, como ocorreu recentemente com o conhecido “Carlinhos do Som”.

Há alguns anos a Câmara Municipal de Rio Preto, em sua maioria, adota a tática de manter prefeito e empresários reféns de suas artimanhas, para auferir vantagens. Desta vez, entretanto, o objetivo é o poder total. À exceção do vereador Cabo Marcelo, que se mantém afastado das maracutaias, os demais querem assumir a prefeitura, posicionar outro vereador na Secretaria de Finanças e preparar terreno para que outro vença as eleições municipais e assuma de fato e de direito o posto de prefeito. Este seria o nissei Emídio Niró Kohashi, dono dos frigoríficos Frigo Um em Manaus.

Aliás, Niró é o grande mentor da manobra. Ele não esconde de ninguém que tem um plano bem definido. Auditor fiscal da Secretaria de Fazenda do Estado, quer colocar em pé sua candidatura a prefeito para, no mínimo, negociar a posse em um posto de comando da Sefaz em troca de uma desistência. O nissei, que surgiu como uma promessa na política de Rio Preto, revelou-se um oportunista de mão cheia. Usa o mandato apenas para atingir seus objetivos pessoais.

O comportamento da Câmara de Rio Preto – Cabo Marcelo à parte – é digno de um filme de terror. Os vereadores se comportam como “donos” da cidade, pressionando a qualquer um que queira se instalar no município para empreender. “Carlinhos do Som” é o alvo mais recente deles. Conhecido na cidade pelos negócios que já instalou, ele vem sendo pressionado pelos vereadores, que ameaçam boicotar e até embargar seu novo empreendimento – um loteamento – se ele não se acertar com eles.

Não por acaso o Ministério Público e a Polícia Federal estão olhando o comportamento deles com lupa e podem agir a qualquer momento.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. jeff

    Uma tristeza ver o quanto o problema de Rio Preto da Eva só cresce a cada ano que se passa, na verdade a vergonha de escancarar os intereses pessoais, está fora de cogitação.
    Adentrar em um campo mais apurado da realidade politica encontrada aqui em Rio Preto da Eva, é ver como anda o próprio desenvolvimento sem o apoio nescessário para se construir uma cidade mais desenvolvida e alto sustentável, temos muito a explorar de forma responsável aqui, mas o que se ver é apenas cada um parlamentar lutando em favor de seus próprios beneficios.
    Ouço sempre nas sessões de quinta fera os próprios vereadores falarem que aquela casa só funciona sob pressão, o que cá pra nós é no mínimo vergonhoso, onde já se viu ser pressionado a fazer suas obrigações a que lhe atribui o cargo…
    Gostaria muito que nossa população fosse às sessões pra terem uma rápida idéia da espécie de parlamentares que representam nossa sociedade.

Deixe uma resposta