Tobias: idade média dos contagiados no AM indica que volta do comércio pode ser perigosa

O secretário de Saúde do Amazonas disse hoje, durante balanço do combate ao novo coronavírus (Covid-19) no Estado, que a idade média dos infectados pela doença até aqui indica que o retorno das atividades econômicas, sugerido por empresários e movimentos de Direita, pode ser perigoso. Segundo, ele, a maioria absoluta dos que foram testados positivamente têm entre 30 e 49 anos. “São pessoas absolutamente produtivas, que estão entre os que podem voltar ao trabalho, se a ideia vingar”, disse ele.

Até agora, o Estado registrou apenas dois idosos, acima de 60 anos, e duas crianças infectadas. Todos estão bem e se recuperando rapidamente. Os casos mais graves – inclusive o único óbito registrado até aqui, de um empresário parintinense – estão justamente a população em idade mais produtiva.

Tanto o secretário quanto a presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Rosemary Pinto, identificaram um maior movimento nas ruas após o discurso feito na última terça-feira (24) pelo presidente Jair Bolsonaro. Os dois se manifestaram preocupados com uma nova onda, principalmente no momento em que a contaminação deve atingir o seu pico – em abril e maio. “Vão aumentar consideravelmente os casos, sim”, disse ela.

Tobias defendeu um amplo debate com empresários para evitar que o contágio se acentue com o retorno abrupto das atividades. “Nós não podemos permitir que os hospitais entrem em colapso, com várias pessoas contaminadas ao mesmo tempo”, resumiu.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 2 comentários

  1. Ricardo Gomes

    Patético

    Essa secretária é a que deixa zerar medicamentos essenciais nos hospitais ?

    A que não fiscaliza o pagamento dos terceirizados etc ?

    Morro de pena dia que buscam hospitais e a estrutura gerenciada por esse cidadão … isso em Manaus, no interior é 50x pior

    Que não conhece que compre essa mercadoria .

  2. Jack Roy Looney Junior

    O Motivo de não voltar ao trabalho não é por isso. Contagiados podem ser qualquer um, de 0 a 120 anos.
    Contagiados em estado grave, que necessitem internação hospitalar ou em UTI é o que faz com que ainda necessitemos ficar em casa.
    Que fique claro que o virus não tem predileção por idade, mas a tendencia à gravidade sim.

Deixe uma resposta