Temporal de sexta-feira registrou recorde de ocorrências, mas ainda teve quem passasse trote no meio do sufoco

Ao menos 113 ocorrências entre deslizamento, desabamento parcial e total de imóveis, tombamento de árvores, alagações foram registrados pela Central de Emergência da Defesa Civil, entre à noite de sexta-feira, 27, e a manhã deste sábado, 28/9. o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atendeu a quatro ocorrências. Mas mesmo com a grande demanda, ainda foram registrados trotes na madrugada de sábado (28).

As ocorrências foram prontamente atendidas de forma integrada pela Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Limpeza Urbana (Semulsp) e Guarda Metropolitana, cada uma delas, dentro da sua área de atuação.

“A Defesa Civil se organizou e se planejou desde o início da chuva, na sexta-feira, por volta das 19h. Estamos fazendo o levantamento geral das ocorrências, em vários pontos da cidade, para atender todas as vítimas, conforme a orientação recebida pelo prefeito Arthur Virgílio, que também está acompanhando os atendimentos prestados, por meio de sua equipe técnica”, informou o secretário-executivo da Defesa Civil, Cláudio Belém, que na manhã de sábado acompanhou os trabalhos, em uma área de deslizamento, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

Para o atendimento sócio-econômico das famílias atingidas pelo temporal, a Semasc designou equipes para verificar a situação de vulnerabilidade das famílias afetadas.

Conforme os dados dos Pluviômetros Automáticos da Defesa Civil instalados na cidade, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de chuva para a cidade de Manaus alcançou 75 milímetros em três horas. As zonas mais atingidas foram a Leste e a Norte.

BOMBEIROS
No bairro Terra Nova 2, zona norte, oito pessoas estiveram ilhadas. No conjunto Duque de Caxias, bairro Flores, na Torquato Tapajós, um homem estaria preso em seu veículo. Já no bairro Jorge Teixeira, o chamado seria de uma outra família, que estaria ilhada.
Quando equipes chegaram aos locais das ocorrências, todas já haviam sido resolvidas com apoio de populares.
Por volta das 20h, o CBMAM recebeu chamado de que um homem havia caído no igarapé próximo à avenida Silves, no bairro Petrópolis.
A equipe do Posto Central deu a primeira resposta, iniciando as buscas a partir do ponto que testemunhas indicaram como sendo onde a vítima teria desaparecido. Devido à forte correnteza, os bombeiros militares informaram que a vítima poderia ter seguido ao longo do igarapé.
As buscas seguiram pela madrugada e compreenderam a distância da avenida Silves até o Igarapé do 40, na avenida Manaus 2000.
Por volta das 7h15 deste sábado (28/09), bombeiros militares do Pelotão Fluvial encontraram e resgataram o corpo da vítima próximo ao Amarelinho, zona sul da Capital, e posteriormente entregaram ao Instituto Médico Legal (IML).
No período das 19h30 às 23h40 da sexta-feira (27/09), todas as equipes do CBMAM permaneceram em total prontidão para atender as ocorrências relacionadas com a forte chuva.
O CBMAM recebeu, por meio do disque-emergência 193, 20 chamados para ocorrências de alagação. No entanto, a maioria dos chamados não tinham vítimas, apenas danos materiais. Portanto, foram repassadas à Defesa Civil.
Defesa Civil Estadual — Uma guarnição da Defesa Civil do Estado ficou de sobreaviso, percorrendo várias zonas da cidade, fazendo levantamento dos pontos críticos. A guarnição que está de serviço hoje (28/09) também está se reunindo com a Defesa Civil do Município para somar esforços e, juntos, iniciarem os trabalhos referentes às respostas tanto do Estado quanto do município.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta