Susam vai distribuir 15 mil camisinhas e até gel durante o “esquenta” da Parada Gay, no domingo

parada gay

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam), por meio da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vai distribuir 15 mil preservativos masculinos, dois mil femininos, gel lubrificante e folders educativos durante o “esquenta” da “16ª Parada do Orgulho LGBT”, neste domingo, dia 28. Além disso, o ônibus do projeto “Viva Melhor Sabendo”, estará no local realizando 200 testes rápido de HIV. O evento acontece na rua José Clemente, no Centro, a partir das 17h. 

De acordo com a coordenadora estadual de DST/AIDs e Hepatites Virais, Silvana Lima, equipes estarão percorrendo o evento, orientando os participantes sobre a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e distribuindo os preservativos e gel lubrificante. O ônibus do projeto “Viva Melhor Sabendo” estará no “esquenta” da parada realizando testes rápidos de HIV por meio do fluído oral. A expectativa da organização é que cerca de 2 mil pessoas participem do evento. 

A coordenadora diz que as ações educativas também serão realizadas na Parada LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros), no dia 5 de novembro. Nesse evento, a coordenação irá distribuir 100 mil preservativos. 

Segundo a presidente da Parada LGBT Manaus, Bruna La Close, durante o “esquenta” serão arrecadados alimentos não perecíveis, que serão doados ao Centro de Convivência Dom Jackson Damasceno, que presta assistência a pessoas com HIV/AIDS. 

A ação no “esquenta” é realizada pela Coordenação Estadual, que é vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). O evento tem a parceria do Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fórum LGBT, Defensoria Pública, Ouvidoria, Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh),  Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Secretaria de Segurança Pública,  Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Boates Club TS e Cabareth Night Club.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta