STJ mantém sentença que condenou ex-prefeito de Novo Airão a cinco anos de prisão

O Supremo Tribunal Federal confirmou sentença judicial que condenou o ex-prefeito de Novo Airão, Wilton Santos (PSDB) a cinco anos de prisão em regime fechado. Ele havia sido condenado em 2017, acusado de apropriação indébita, no caso da construção de uma fábrica de gelo no município. Agora, o processo chegou à última instância. Para manter a liberdade, o político vai precisar tentar um recurso ao Supremo Tribunal Federal, mas isso só acontece em casos muitos excepcionais. Normalmente o STF não costuma reformar decisões do STJ.

Santos já tinha perdido os direitos políticos e foi cassado tanto pelo Tribunal Regional Eleitoral quanto pelo Tribunal Superior Eleitoral, ao qual havia recorrido. Agora, além desse dano, ainda está decidido o recolhimento em regime fechado, decisão que já havia sido exarada pela Justiça Federal do Amazonas.

O ex-prefeito é um ícone da política de Novo Airão. Já foi prefeito três vezes e deputado estadual por um mandato. Natural do Mato Grosso, onde o irmão Wilson tem carreira política longa e é deputado federal, ele construiu toda a trajetória no Amazonas.

A prisão deve por um ponto final na carreira.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta