Seminário é nova tentativa de convencer mais mulheres e disputar eleições no Amazonas

mulheres na política

Para a deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB), somente a qualificação dos partidos vai aumentar efetivamente a participação das mulheres na política. Esses foi um dos pontos levantados pela parlamentar durante o seminário “Lugar de Mulher é na Política”. A atividade foi realizada nesta quarta-feira, 10 de agosto, no auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Amazonas e contou com apoio Fórum de Mulheres de Partidos Políticos do Amazonas e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).

O seminário reuniu pré-candidatas, diretórios partidários, pessoas envolvidas diretamente com campanhas políticas, lideranças comunitárias e estudantes universitários dos mais diversos cursos.  Representantes do PMB, PSB, PDT, PSD, PMDB, PSOL, PT, PSDB, PTC, PP e PRTB participaram da atividade organizada pela Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia.

Com o seminário, Alessandra acredita que o Parlamento Estadual se juntou à mobilização nacional que procura aumentar a participação das mulheres nos espaços de poder.

“Eu entendo que a melhor forma de aumentar efetivamente a participação da mulher na política é dando a elas conteúdo, como estamos fazendo hoje, oferecendo cursos sobre captação de recursos para campanhas, prestação de contas e utilização das redes sociais como ferramenta de relacionamento com os eleitores”, comentou Alessandra.

Poucas mulheres nos parlamentos

No Amazonas, o quatro de subrepresentatividade feminina é bastante preocupante. A Assembleia Legislativa tem apenas uma mulher na atual legislatura, que é a própria Alessandra. Em Manaus, de um total de 41 vereadores apenas sete mulheres têm assento na Câmara Municipal: Glória Carrate (PRP), Pastora Luciana (PP), Professora Jacqueline (PHS), Rosi Matos (PT), Socorro Sampaio (PP), Terezinha Ruiz (DEM) e Vilma Queiroz (PHS).

O seminário contou duas palestras. Na primeira, Maria Fabiana da Costa Rodrigues, titular da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), explicou sobre a nova legislação para financiamento de campanhas políticas, detalhando da captação de recursos até a prestação de contas.

Na segunda, o especialista Wagner Cunha tratou sobre a importância das mídias sociais como ferramenta estratégica de campanha.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta