Semana da Síndrome de Down usa arte e dança para inclusão

Prefeitura de Manaus realizou nesta segunda-feira, 18/3, a abertura da programação da Semana da Síndrome de Down na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, no bairro Parque 10, zona Centro-Sul. A unidade de ensino atende a um total de 500 alunos e, destes, 50 são estudantes com síndrome de down, que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.A ação faz parte do Projeto Flash Down desenvolvido com alunos, ex-alunos e os pais, e que tem como tema “A inclusão das pessoas com Síndrome de Down através da arte e da dança”. A semana é alusiva ao dia 21 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Síndrome de Down, que é causada pela presença de três cromossomos, 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. 

O diretor da escola André Vidal, Helivan Dantas, destacou a importância da programação com alunos, pais e responsáveis, ressaltando que todos fazem parte desse contexto e do trabalho realizado pela escola no atendimento a esses alunos. 

“Nós realizamos e planejamos essa semana para sensibilizar nossa comunidade, os alunos com síndrome de down e seus familiares. São várias ações, desde lazer, visitas a pontos turísticos, piqueniques e também atividades envolvendo os nossos projetos”, completou. 

A coordenadora do Projeto Flash Down e professora da EJA, Waldelores Bessa, disse que o trabalho pedagógico é importante para os alunos.

“O projeto envolve atividades pedagógicas, através da coordenação motora. Nós promovemos atividades que eles possam se desenvolver, destacando talentos e habilidades que eles não tinham, e que agora com a integração e a socialização com outras pessoas passam a absorver e participar mais pedagogicamente”, finalizou. 

A professora de uma escola particular, Robéria da Silva Paiva, 55, mãe do aluno da 1ª fase da EJA, Lucas Henrique da Silva Paiva, 17, e que sempre participa dos eventos da escola André Vidal, parabenizou a programação da semana em alusão à Síndrome de Down. 

“É muito boa a participação dos pais, além de ter o conforto e a segurança, eles ficam mais à vontade e os alunos sabem que é o dia deles. É importante que eles se sintam valorizados e participem das atividades, porque eles memorizam, ficam felizes e se sentem mais responsáveis”, contou. 

Em parceria com o Senac, alunos da 1ª fase da EJA, participaram do serviço de esmaltação de unhas. Para a professora do Senac, Helen Freitas, participar da programação foi muito especial para as alunas do curso profissionalizante de manicure e pedicure. “É um momento muito gratificante e engrandecedor também, porque aprendemos com os alunos muita coisa e as nossas alunas do curso estão encantadas e maravilhadas com que estão vendo e esse momento na escola”, concluiu. 

Programação


A programação vai até sexta-feira, 22/3, com atividades envolvendo os alunos e pais. Nesta terça-feira, 19/3, ocorrerá o passeio ao Parque Jefferson Péres e Centro Cultural Palácio Rio Negro. Na quarta-feira, 20/3, será realizado o passeio no Parque da Criança e na quinta-feira, 21/3, atividade cultural com música e pintura. No encerramento, na sexta-feira, 22/3, será realizado o Baile Flash Down, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasquez.

Foto: Cleomir Santos

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta