São Gabriel se agita com nova eleição para a Câmara amanhã

A Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira se reúne novamente neste sábado, às 19h30, para cumprir determinação da desembargadora Nélia Caminha Jorge e realizar nova eleição para a Mesa Diretora. A expectativa é de nova vitória da oposição, mas o prefeito Clóvis Saldanha, o “Corubão” (PT) se movimenta freneticamente nos bastidores para tentar reverter pelo menos um dos sete votos até então alinhados contra ele.

O município, o mais extremo na calha do rio Negro e onde reside a maior população indígena do país, vive uma situação inusitada desde o dia 20 de dezembro, quando a primeira eleição terminou empatada em 6 x 6, o que determinou a vitória da oposicionista Otacília Lemos (DEM), que tem mais idade que o adversário Eder Otero (Avante), aliado do prefeito.

No dia 30 de dezembro, um domingo, o então presidente Alex Gonçalves (PT) convocou nova reunião e decidiu votar pela segunda vez, alegando que tinha direito ao voto de minerva. Dessa forma, ele consagrou Otero como novo presidente. Mas a Justiça derrubou a decisão dele e devolveu o cargo a Otacília.

Na nova eleição, determinada pela desembargadora, o vereador Feliciano Borges (PROS) estará presente. Amigo pessoal do presidente Jair Bolsonaro (PSL), com quem serviu no Exército, ele ausentou-se de São Gabriel durante todo o mês de dezembro e parte de janeiro, para acompanhar a posse e as festividades em Brasília.

Existe a remota possibilidade de Otacília renunciar em favor de Borges na nova eleição, mas nada confirmado.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta