Sandra Braga busca verbas federais para conter erosão que ameaça interditar Aeroporto de Tabatinga

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

20150806174446imagem_materia

 A senadora Sandra Braga (PMDB-AM) está trabalhando para ajudar o prefeito de Tabatinga, Raimundo Carvalho – o Calango, a obter verbas federais para obras de combate à erosão decorrente da cheia recorde que atingiu o município. A situação é grave porque a área corroída pelas águas já atingiu 580 metros de extensão e agora ameaça avançar sobre a pista do Aeroporto de Tabatinga.

 Foi este o alerta levado pela senadora ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, na manhã desta quinta-feira (6/08), quando ela  acompanhou o prefeito em audiência. “O cenário é preocupante porque a erosão é muito grave e está muito próxima do aeroporto”, alertou Sandra Braga, ao lembrar a importância do Aeroporto de Tabatinga, que atende toda a região do norte do rio Solimões.

O prefeito explicou ao secretário Nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior, o caráter de urgência das obras para conter a erosão. “Estamos ameaçados de perder o aeroporto porque o desbarrancamento já está a 60 metros da pista de pousos e decolagens”, disse Raimundo Carvalho.
A ideia de pedir ajuda à Defesa Civil vem no contexto dos estragos provocados pela cheia e da urgência das obras de forma que a erosão não avance a ponto de interditar o aeroporto. O prefeito já está apresentando um plano de trabalho ao Ministério da Integração, mas a senadora Sandra Braga também vai recorrer à Secretaria de Aviação Civil em busca de ajuda para Tabatinga.
“A senadora Sandra e eu vamos bater em todas as portas para ver se encontramos uma solução”, completou o prefeito. A erosão também ameaça deixar isoladas cerca de seis mil pessoas do Bairro da Comara e de duas comunidades indígenas: a Umariaçu I e II. Os estragos também já estão a 50 metros da única estrada que dá acesso a essas localidades.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta