Reclamações de usuários fazem com que SMTU autue empresas do transporte coletivo

Empresas do transporte coletivo, em Manaus, foram autuadas pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) após usuários reclamarem ao Serviço de Atendimento Comunitário (SAC) do órgão que motoristas de ônibus não atenderam o sinal de parada.

As reclamações haviam sido registradas entre os dias 10 e 25 de maio e encaminhadas ao Setor de Monitoramento, responsável por fazer a verificação utilizando os dados do GPS dos coletivos que ficam armazenados do Sistema de Bilhetagem Eletrônica.

Conforme informações repassadas pelos usuários, os motoristas que não pararam no ponto de parada circulavam nas linhas 122, 677, 457, 500, 635 e 621. A confirmação das denúncias tornou-se possível devido aos dados fornecidos pelos reclamantes.

Para haver a verificação da denúncia é necessário o usuário informar data, horário, linha, o número de ordem ou placa do ônibus, o endereço correto do ponto de parada onde aconteceu a irregularidade, além do sentido de circulação em que o ônibus seguia.

As autuações são direcionadas as empresas que operam as linhas denunciadas, que ficam sujeitas ao pagamento de multa no valor de 10 Unidades Fiscais do Município (UFMs), equivalente a R$ 998,40.

O superintendente da SMTU, Marcel Alexandre, ressalta que é atribuição básica do motorista parar no ponto após solicitação do usuário e que a denúncia deve ser feita.

“O motorista de ônibus está ali para atender o usuário. Sabemos que há reclamações, mas melhorar o atendimento prestado à população é uma das solicitações do prefeito Arthur Virgílio Neto. Por isso, vamos trabalhar nisso, não apenas na aplicação da lei que prevê a multa como penalidade, com na capacitação desses trabalhadores por meio de cursos de reciclagem”, afirmou.

A SMTU recebe reclamações e sugestões nos seguintes canais de comunicação: SAC SMTU, número 118, emailsacsmtu@pmm.am.gov.br, página do facebook SMTU Manaus e Instagram @smtumanaus.

Confira as linhas e os locais que foram alvos das denúncias dos usuários que resultaram em autuações as empresas:

Linha: 122

Local: Av. Coronel Teixeira

Horário: 23:11

Linha: 677

Local: Av. Autaz Mirim

Horário: 10:14

Linha: 457

Local: Av. General Rodrigo Otávio

Horário: 10:43

Linha: 500

Local: Av. Torquato Tapajós

Horário: 17:55

Linha: 002

Local: Av. Epaminondas

Horário: 11:40

Linha: 621

Local: Av. Buriti

Horário: 17:41

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 30 comentários

  1. Rebeca da silva costa

    Iinha 129 numero do onibus 0308046 rua Alexandre Amorim Aparecida o motorista tratou mal a passageira de onibus so perguntou se a parada era ali o cobrador disse sim pagou sua passagem e sentou e o motorista abusado ficou falando alto contrangendo a passageira isso ocorreu no horario da tarde as 17:00 em nemhum momento ela o destratou o motorista passou a viagem ate a Epaminomdas falando e todo mundo ouvindo a cena dele do mal comportamento dele dizendo que tinha raiva de gente reclamando que o importante ele ter parado nao precisava ele ter esse tipo de reacao ele so fez uma pergunta nada mas ele foi ignoramte e estupido

  2. Meu nome é Paulo Borges Lima

    É sopre linha de ônibus 455 ele passa as 16horas só vai outro ônibus só as 17horas ele vem os dois juntos é muita falta de respeito para usuários essa linha tem fiscaliza essa linha eu agradeço muito e é todo dia.

  3. Meu nome é Paulo Borges Lima

    É só pra dá uma reclamação sopre linha de ônibus 455 ele passa as 16horas só vai outro ônibus só as 17horas ele vem os dois juntos é guando ele vai por cento ok.

  4. Meu nome é Paulo Borges Lima

    Venho dinovo faz denúncia sopre linha de ônibus 455 hoje eu fiquei mas de uma hora na parada para vim para centro e quando passou 4 ônibus da linha 458 parece eles tá um porcou se lixando para quem vai trabalhar nessa hora aí vocês vam tomar uma providência ou vam deixarem fazer ou qui querem e só hora da terde é brincadeira que estão fazendo com usuários do sistema vamos fiscaliza ok.

  5. Meu nome é Paulo Borges Lima

    Se vocês não tomar providências eu vou a partir da terde na estação onde fica os ônibus desta linha que fica lar no vianorte para conhecer esse despachante e olhar na cara dele.

  6. Estevao

    Linha 214 número de ordem 11045 Avenida J alvorada 2 canto com a rua 6, motorista não parou na parada mesmo 3 passageiros fazendo parada, no meu caso me trazendo muito transtorno pois cheguei atrasado para acompanhar minha irmã que estava em quimioterapia. .

  7. JOSE EDSON MOTA CORTEZAO

    EU MORO NO RES.SANTA MARIA NA ESTRADA DA COLONIA ANTONIO ALEIXO, NAO TEMOS OUTRA OPCAO, A NAO SER ESSAS LINHAS 085 E 604, MAIS OS MESMOS ALEM DE NAO CUMPRIREM HORARIO, COMO SO ANDAM LOTADOS NAO PARAM NAS PARADAS, OS MESMO SAO DA EMPRESA EXPRESSO COROADO, GOSTARIA QUE ALGUEM TOMASSE PROVIDENCIA PRA VER SE MELHORA,DA MANEIRA QUE QUE ESTA, NAO PODE CONTINUAR.

  8. Eleonilda Fernandes

    Dia 23/10/2020 no horário aproximadamente das 19.50h no T3 entrei no ônibus 048 sentido bairro carro 0409008 pela frente em virtude do ônibus está completamente lotado informei ao motorista mostrando meu vale transporte que iria pagar passagem,ele pediu pra mim retirar -se e entrar por trás,expliquei que não teria necessidade pois eu iria pagar minha passagem,ele então aproximou o ônibus próximo ao local onde fica reunido fiscais abriu a porta do ônibus e pediu que descesse pra falar com um deles,quando eu desço ele simplesmente vai embora e me deixa,relatei o ocorrido a essa pessoa que supostamente seria o fiscal o mesmo me informou o n.do carro pediu desculpas e me orientou que fizesse minha reclamação.
    Espero resposta, pois passei constrangimento em público irei

    procurar meus direitos.

  9. Roseli

    A linha 409- Jardim Primavera, toda vez que chove, o ônibus do primeiro horário que já tem o horário regular bem tarde(05:50), não passa ou atrasa bastante, isso com muita frequência. Qnd não passa ficamos a merce de bandidos, pois nessa area só essa linha que passa que faz integração para o T2, A gente sai na chuva e tem que aguardar o ônibus do segundo horário que só sai às 06:40. Um absurdo! Motorista muito abusada!!!

  10. Ana Maria

    Boa noite. Pra registrar que os motorista ao sair do terminal de ônibus. Não estão informando os passageiros que já estão saindo. As pessoas até perdem os ônibus por falta de comunicação dos mesmos. Linhas 001, 002, 515.

  11. Francisco

    A linha 209 nuca tem troco pró passageiros isso é uma vergonha

  12. Morais

    O ônibus da linha Coroado 713 ( Mauazinho) não está cumprido com o itinerário do app cadê meu ônibus. Passa direto para Ceasa e não entra mas na vila buriti, sendo assim os passageiros trabalhadores chegam atrasados

  13. Marcilete

    Ônibus 450 não está parando na para solicitada, na venida SANTO DUMON, ele para próximo Torquarto tapajós.

  14. GREYCE LIMA

    Eu como Usuária de transporte público Venho pedir Melhoras. Durante toda essa Semana começo do mês de Março, que fico na espera da linha do 215 De 05:00 da manhã até ás 06hs Da manhã e nada de passa no Distrito Industrial aqui na avenida buriti sempre passou como de costume. isso é um Absurdo Espero Melhoras.

  15. Margareth Carmo de Oliveira

    gostaria que essas empresas de micro ônibus respeitem os clientes ,hoje fui expulsa de um micro que faz linha no Fazendinha 2 ,por que reclamei que eles pararam por 5 minutos e estavam me atrasando,estava chovendo e eu estava com meu filho de 4 anos ,nao desci pois só tenho a unica opcao de sair do Fazendinha ,nao teve jeito perdi o horario de entrada da escola do meu filho e voltamos para casa,abssurdo isso ,motorista agressivo e arrogante ,saem para trabalhar e do nada recebem ligacoes dizendo para esperarem alguns minutois ,fora que ele e sua cobradora estavam sem mascara ,vou atras dos meus direitos.linha 827 sempre lentos ,e atrasando os clientes pois sabem que não temos outra opçao.
    fORA QUE NAO ESTASVAM DE MASCARA

  16. Mariana Alves

    Olá sou do Barrio Colônia Antonio e o ônibus 604 não está parando nas paradas quando fazemos sinal passa da parada mesmo a gente puxando pra parar são muitos grosseiros motoristas mesmo a gente indo pra estação pra tentar pegar o ônibus não conseguimos pois ele passa direito isso é uma falta de respeito

  17. Edna

    Boa tarde, os motoristas da linha 206 fazem suas paradas diante das solicitações dos passageiros quando bem entendem de acordo com suas vontades, é uma falta de respeito. Sexta feira dia 16/07 as 16:20 aconteceu isso comigo e outras pessoas que estavam aguardando o ônibus 206 na rua Pedro Teixeira, próximo a Arena. O motorista do carro 0321006 de placa PHZ 7955 fingiu não nos ver e foi embora, não atendendo à solicitação da parada. Repensem os tipos de funcionários que vocês colocam pra trabalhar pois ele vai prejudicar o nome da empresa. Grata!!!

  18. eriton denis da silva figueira

    A empresa líder de transporte urbano no fim de semana coloca ônibus para rodar de 2:00 em 2:00 horas,além de não existir paradas coberta agente tem que enfrentar o sol escaldante,

  19. vandreza gomes

    OLA BOM DIA ME CHAMO VANDREZA , ENTREI NO ÔNIBUS DA SÃO PEDRO NA ESTAÇÃO DA TORQUATO TAPAJÓS , DA LINHA 358 , NO HORÁRIO DA SETE ,COM NUMERAÇÃO 0313021 E PLACA PJA-3323, O MOTORISTA PASSOU DIRETO DA PARADA PRÓXIMO DO ENSINO TÉCNICO QUE ESTUDO, ACONTECEU COMIGO E COM MAIS UMA MOÇA PRISCILA REBECA , E ELA TERIA PROVA , A DESCULPA DO MOTORISTA ERA QUE TINHA CARRO NA DIREITA , MAS JÁ TINHA PUXADO A CORDA ACIONANDO A PARADA , ELE QUE PERMANECEU NA ESQUERDA ,NÓS PERMANECEMOS DENTRO DO ÔNIBUS QUE DEU A VOLTA NA CACHOEIRINHA , ATÉ RETORNA PARA ESTAÇÃO NOVAMENTE , EU JÁ SAIO DO TRABALHO CANSADA E IR DIRETO PRA AULA E NÃO TER QUE ANDAR MUITO O MOTORISTA AINDA PASSA DA PARADA , QUERO QUE RESOLVAM ALGO SOBRE ISSO

  20. Jefisson Pinheiro da Costa

    Boa tarde a cadeiras baseado de cor amarela é pra deficientes e idosos cmo q o motorista não abre a porta se tá xeio lá da parte de trás do ônibus e tá tudo vazio na frente da parte da frente do ônibus q eu só deficiente físico e não tenho como me locomover eu se chamo Jefisson Pinheiro da Costa e queria pegar o ônibus da linha 043, número do carro 1014 aos 10:50 horas isso pode acontecer perante a empresa

  21. ALESSANDRA SOUZA DO NASCIMENTO

    Gostaria de fazer uma reclamação da linha 430, não foi uma mas várias vezes os motoristas foram grosseiros com idosos. Em uma ocasião no sentido indo para o centro o mesmo na Constatino Nery quase faz um idoso cair e não parou na parada solicitada. Isso no dia 16 de agosto la pelas 15hrs.

  22. Priscila Rodrigues Farias

    Vim reclamar do ônibus 676 ,poxa a gente sai cansados do trabalho chega na parada para mais de meia hora esperando o ônibus , quando ele vem nem para por que tá lotado quando não eles passam direto mesmo o ônibus não estando lotado pelo amor de Deus vamos melhorar a rota desse ônibus que é o principal que todos pegam
    Ficarei agradecida se resolvessem isso

  23. Jae Min

    O motorista do 446 não para na parada mesmo fazendo o sinal. Ele passa direto e quando não é isso a cobradora não da o troco certo e ainda fica debochando. Alguém por favor! (LEI N° 6.075/88).

  24. jose edson mota cortezão

    já denunciei esta empresa ESPRESSO COROADO , LINHA 604 E 085, as mesmas continuam não parando nas paradas, os ônibus só andam lotados, porque pela manhã, não diminue o tempo de meia hora para 15m, assim melhoraria, para todos.

  25. JOSE EDSON MOTA CORTEZÃO

    MAIS UMA VEZ ESTOU ESCREVENDO PARA ESTE ÓRGÃO QUE SE DIZ RESPONSAVEL PELO TRNSPORTE COLETIVO DA CIDADE DE MANAUS. É A RESPEITO DAS LINHAS 085 E 604 QUE FAZEM A LINHA COLONIA ANTONIO ALEIXO, POIS ESTA EMPRESA NÃO ATENDE MAIS A NECESSIDADE DESTE BAIRRO, TEM MUITA INVASÃO, EU QUE RESIDO DO CONJUNTO SANTA MARIA, NÃO CONSIGO MAIS CHEGAR NO TRABALHO, NO HORARIO, POIS OS MESMOS NÃO PARAM, SÓ ANDAM SUPER LOTADOS. ESTA PRECISANDO COLOCAREM MAIS UMA EMPRESA PRA ESTE BAIRRO, SÓ ASSIM PODERAR SUPRIR A DEMANDA DE TANTA GENTE.

  26. ELIETE SILVA DO NASCIMENTO

    Saiu do trabalho as presas 19 hs, quando chego na parada o transporte só passa 19:45 ou 20 hs.mororista da linha 457 vem com uma caixa de som em alto volume. Para distante,dar freiadas bruscas, em alta velocidade. Hoje tive que falar, ele colocou uns bregas horrível porque não coloca um fone de ouvido, se todo mundo colocar som alto ele não vai gostar. Fora que eliminaram paradas de ônibus tenho que caminhar 500 metros ou mas. Sacanagem. Parece que são donos do ônibus e que a gente tá andando de favor.

  27. MÔNICA DO N.ALMEIDA

    Bom dia, hoje fiz parada as 06:50 para a linha 604 colonia, a cobradora foi super ignorante só pq pedi para ela passar a minha carterinha pra mim,por que tinha muita gente enfrente a catraca, inclusive ela estava batendo papo com uma senhora .. disse que a minha mão não ia cair( disse á ela que deveria tratar as pessoas melhores principalmente pq a empresa precisa de nós para pagar o salario deles…. ) ela falou para todos ouvirem que a empresa expresso coroado faz meses que não paga o salario deles.enfim isso não dar o direito de serem mau educados com os que precisam dos ônibus para ir trabalhar . esse é o final do numero do ônibus 038.

  28. JOSE EDSON MOTA CORTEZÃO

    BOM DIA, mais uma vez estou pedindo, implorando a vcs para colacarem mais uma linha de Onibus na colonia antonio aleixo, 085 e 604, a demanda é muito grande para uma só empresa, hoje cheguei 5:00hrs na parada, saí 6:30hrs, eles não param, só andam super lotados. O intervalo de 30min, é muito logo para o horário.

  29. Cristiane Garcia

    Bom dia vir aqui através desse site fazer uma denúncia do motorista da linha 324 número do carro é 1023014.ontem fui levar meu filho na escola e todos os dias pego ônibus aqui no bairro São Pedro. Meu é autista e deficiente físico..pois está na parada fiz sinal pra ele ..mas ele não parou pra mim .isso era as 12horas 50 min ..fiquei muito triste pois meu filho chorou muito tive qe ir andando pra escolinha dele que fica aqui no bairro São Pedro

  30. Francisco Alves da Silva

    Bom dia a linha 011 ta um caus delora quase 2 horas pra pasaar o motorista super mau ededucado . O cobrador do mesmo jeito
    .. nunca tem troco precisamos mais linhas que atue nessa linha da vivenda verde .

Deixe uma resposta