Propostas fora da realidade

Por Daniel Melo*

Os Deputados Luís Castro e José Ricardo estão a propor que as Escolas Estaduais passem a ter em seus quadros, Psicólogos e Assistentes Sociais. Pode ser até que estes parlamentares tenham boas intenções, mas os mesmos demonstram não conhecerem a realidade do nosso quadro educacional, principalmente no âmbito Estadual.

         Minha filha estuda na Escola Aldeia do Conhecimento, Cidade Nova. É uma boa escola, possui um diretor esforçado, contudo, nela há ausência de quadros básicos para que o trabalho educacional possa alcançar maior rendimento. Uma escola com 22 salas no turno matutino, conta com apenas um pedagogo. Querem saber mais? O turno vespertino está sem este profissional que é essencial, afinal, ele trabalha com os professores, ajuda o gestor e atende os pais quando necessário.

Nada contra psicólogos e assistentes sociais. Agora as escolas necessitam de administrativos, serviços gerais, inspetores, secretários. A maioria das grandes escolas do Estado funcionam com serviços precários, não por culpa dos gestores, que se desdobram e ainda se desgastam diante da comunidade escolar. Sabem qual é a gratificação de um gestor educacional do Estado? R$: 1.600,00.

Faço um desafio aos dois Deputados. Ouçam os que participam do processo educacional. Ouçam gestores, professores, pais e alunos. Ate mesmo os sindicatos que dizem representar à educação, parecem desconhecer a realidade, imbuídos que estão em brigas políticas.

Vamos cair na real e propor o que é necessário!

*O autor é pedagogo e pastor da Igreja de Deus Pentecostal do Brasil