Prefeitura busca apoio na Superintendência do Trabalho para diminuir tempo de espera no Sine

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), procurou a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) para buscar parceria no atendimento realizado nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine-Manaus), administrados pela pasta. A meta é reduzir o tempo de atendimento ao trabalhador em até 50%.

Em reunião com o superintendente da SRTE, Gilvan Simões, a equipe da Semtrad expôs os principais problemas que comprometem o serviço: panes no sistema do Ministério do Trabalho e a necessidade de mais estrutura para a emissão das Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPSs).

O Sine Manaus possui dois postos, um no Centro da cidade e o outro, no bairro Cidade Nova, zona Norte. Diariamente, as duas unidades atendem, aproximadamente, 1.800 pessoas nos serviços de emissão de Carteira de Trabalho, consulta e cadastro para emprego e encaminhamento às vagas disponibilizadas pelas empresas. As falhas no sistema retardam em até uma hora o atendimento.

A assessora técnica do Sine Manaus, Margareth Cavalcante, informou que a Semtrad trabalha há dois meses para colocar em prática o novo sistema de emissão da carteira, que passou a ser realizado exclusivamente de forma online. A medida atende uma determinação do Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com ela, atualmente, há apenas dois kits para a emissão de carteiras no posto do Centro, localizado no Edifício Garagem. Cada kit contém o software, a web câmera para a foto e a máquina de digitalização da assinatura.

“A Semtrad deu entrada no pedido para obter mais kits e ampliar o atendimento aos outros postos do Sine Manaus, mas o principal problema é com a central de TI (tecnologia da informação) em Brasília que repercute em todos os postos de atendimento de Manaus. Se resolvêssemos esse problema, diminuiríamos o tempo de atendimento pela metade”, explicou Margareth.

O superintendente da SRTE prometeu levar a demanda da Semtrad para a diretoria executiva do Ministério do Trabalho em Brasília no fim de setembro deste ano e disse que ia tentar ampliar o número de kits para a emissão de carteira de trabalho. “Entendemos a importância do serviço prestado pela Semtrad nos postos do Sine Manaus e buscaremos ajudar a secretaria levando essas demandas ao Ministério do Trabalho”, reforçou Gilvan.

Pane

Na última sexta-feira, 26, ocorreu uma pane no sistema do Ministério do Trabalho comprometendo a emissão das CTPSs. O sistema foi restabelecido cinco dias depois. Na terça-feira, 30, as pessoas que procuraram o Sine conseguiram emitir o documento normalmente.

Para solicitar a carteira, o trabalhador não precisa pagar nada, basta que se dirija a uma unidade do Sine, no horário de 7h30 às 13h, levar consigo CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento.

A Semtrad lembra o rigor na hora da apresentação dos documentos de identificação que exige a presença do próprio titular interessado em obter a carteira que, obrigatoriamente, precisa fazer a assinatura digital, para ter acesso ao documento, dentro do prazo estipulado pelo MTE.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta