De janeiro a maio de 2020, os 62 municípios do Amazonas arrecadaram R$ 3.026 bilhões, segundo dados constantes do Portal da Transparência do Estado. A capital Manaus se mantém com a maior arrecadação de R$1.382 bilhão. Mas quando se observa a arrecadação por habitante, Presidente Figueiredo supera todos, inclusive a capital. O município da Região Metropolitana recebe pouco mais de R$ 2 por habitante, o dobro do segundo colocado, Coari, que tem a segunda arrecadação bruta.
“Quando você vai para a relação per capta, o município que tem mais dinheiro é Presidente Figueiredo. São R$ 2,033 por habitante. Depois vem Coari, com R$ 1,131; Tefé, com R$ 916; Iranduba com R$ 843; Maués com R$ 720; Tabatinga com R$ 705; Itacoatiara com R$ 691; Manacapuru com R$ 652 e Manaus só aparece em 9º lugar com renda per capta de R$ 633 por habitante”, diz o deputado Serafim Corrêa (PSB), um especialista em números, que fez o levantamento.
Os recursos destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) também foram positivos para o Estado. Até maio, os municípios do AM receberam R$ 1.077 bilhão. Já o Estado, recebeu mais de R$ 834 milhões. Juntos, Estado e os 62 municípios receberam R$ 1.912 bilhão.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir




