Presidente da Câmara de São Gabriel tenta anular eleição

O presidente da Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira, Alex Gonçalves (PT), revelou hoje a manobra que pretende fazer para anular a eleição da nova Mesa Diretora, ocorrida na semana passada. Ele convocou os vereadores para uma sessão extraordinária no domingo, dia 30, às 10h, para apresentar um parecer jurídico elaborado pelo assessor jurídico da Casa, Leandro Pereira, que lhe daria o direito do “voto de minerva” para desempatar o pleito do último dia 20, que terminou em 6 x 6 e deu a presidência à vereadora Otacília Barreto (DEM), pelo critério da idade.

Gonçalves, que é aliado do prefeito local, Clóvis Sandanha, o “Corubão” (PT), passou a semana inteira sumido. Ele liberou os servidores da Casa do trabalho, para que a ata da sessão em que Otacília foi eleita não fosse elaborada. Sem a publicação do documento no Diário Oficial, o resultado do pleito não é oficializado e ela não pode tomar posse no cargo.

Hoje, Gonçalves enviou ofício aos vereadores convocando a sessão extraordinária para o domingo e divulgou parecer de sua assessoria jurídica, que em resumo avoca a Lei Orgânica e o Regimento Interno para dizer que o presidente teria direito a votar duas vezes, sendo o segundo o voto de minerva, em caso de empate.

Ocorre que a mesma legislação assegura que o presidente só vota em caso de empate. E sem o voto dele a eleição teria sido decidida em favor de Otacília, por 6 x 5.

Toda a manobra se deve à contrariedade do prefeito, que teme a posse de uma vereadora de oposição, por causa das inúmeras denúncias contra a sua gestão, que tramitam no Poder Legislativo. O candidato dele, Eder Otero (Avante), perdeu a eleição.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta