Prefeitura incentiva o sonho da garotada de ser jogador de futebol

Quem nunca sonhou em ser jogador de futebol? E é atrás desse sonho que muitas crianças focam em um dia viver dessa paixão brasileira. Atualmente, a Prefeitura de Manaus mantém dez locais, espalhados em todas as zonas da cidade, voltados para incentivar os futuros jogadores, oportunizando a prática esportiva para mais de mil crianças todos os dias.

“Sempre defendi que o esporte é o canal para sair de muitos problemas sociais, como as drogas ou violência das ruas. Ele é a porta de entrada para uma vida mais saudável e para novas oportunidades, por isso fortalecemos nossas atividades nos Centros de Esporte e Lazer (CELs) para atrair, cada vez mais, crianças e jovens a um caminho de disciplina, confiança e de sucesso”, avalia o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Foi assim que o amazonense Gabriel Tinoco, de 16 anos, conseguiu driblar as mais variadas dificuldades e se tornou um dos destaques da Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua e, pelas competições de futsal, foi campeão dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) e do Campeonato Amazonense pela modalidade, conseguindo um teste por uma escolinha de futebol na Europa.

“Eu não tenho palavras para agradecer à Prefeitura de Manaus por acreditar em mim e no meu sonho. Estou muito feliz por estar levando o nome de Manaus para o mundo, por meio do esporte. Isso só foi possível porque eu me dediquei e foquei, exclusivamente, no meu sonho”, conta Gabriel.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) realiza atividades esportivas em 17 Centros de Esporte e Lazer. Já as aulas de futsal são realizadas em 10: CEL Alvorada, CEL Cidade de Deus, CEL Dom Jackson (Compensa), CEL Japiim, Minivila Olímpica do Coroado, Ninimberg Guerra (São Jorge), CEL Santa Etelvina, CEL Santa Luzia, CEL Zezão (São José), CEL Rouxinol (Cidade Nova) e CEL Redenção.

“Essas atividades proporcionam estimular, ainda mais, o sonho dessas crianças e adolescentes que têm o foco de mudar de vida por meio do esporte. Isso faz com que eles descubram seus talentos e que, talvez, nem eles mesmo soubessem”, reforça o secretário da Semjel, João Carlos.

Promessas

João Pedro Liro, 9, e Rian Beckman, 8, apesar da pouca idade já são vistos como novas promessas do futsal amazonense. Eles treinam no Centro de Esporte e Lazer Zezão, no São José, zona Leste de Manaus todas as segundas, quartas e sextas-feiras. E, no que depender deles e de seus pais, isso é apenas o começo de um futuro promissor.

“Eu busco me dedicar nas atividades, sempre melhorando a cada dia. Chamo alguém da minha família para me trazer e até choro só para não faltar as atividades (risos). Eu amo estar aqui”, brinca Rian.

“Estou feliz pela oportunidade e pelo meu pai poder vir me acompanhar nos treinos, além de todo o apoio que recebo da minha família, que não deixa eu faltar um dia se quer”, completa João Pedro.

Na Minivila Olímpica do Coroado, Flávio Costa Viana, de 19 anos, também treina todas as terças e quintas-feiras, há mais de três anos. Ele se divide entre o interesse de ingressar na faculdade com a vontade de se tornar um jogador profissional. “Sempre que posso participo de competições, sempre com o pensamento de ver visto por alguém. Torço para ser chamado para algum time e realizar meu sonho de ser jogador”, conta o jovem.

“Nós da Semjel buscamos sempre oferecer os melhores suportes para que esses jovens desenvolvam as atividades nas quais eles se identificam, com o objetivo de fortalecer e incentivar os sonhos deles em mudar de vida”, afirma o diretor de Esporte da Semjel, Alexsandre Barbosa.

É a perseverança de garotos como Gabriel, João Pedro, Flávio e Rian que a nova geração de jogadores mostra que é capaz de mudar o cenário do esporte no Estado. Novos talentos estão surgindo e a semente é plantada, diariamente, com as atividades realizadas pela Prefeitura de Manaus, para que possam alcançar o alto rendimento.

Foto: Alex Pazuello

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta