Prefeitura de Manaus discute aprimoramento de comunicação na rede de atenção à gestante

O aprimoramento dos serviços de saúde às mulheres grávidas foi debatido em mais uma edição do Fórum de Vinculação da Gestante, uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, que objetiva alinhar estratégias para reduzir as mortalidades materna, fetal e infantil. O evento desta sexta-feira, 15/7, aconteceu no auditório da Universidade Paulista (Unip), na zona Centro-Sul, e contemplou os servidores do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), além de profissionais da rede estadual de saúde.

Durante o período da manhã, os cem participantes (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais) trocaram informações e compartilharam boas experiências relacionadas ao atendimento de mães e bebês.

A gerente da Rede Cegonha da Semsa, Lúcia Marques de Freitas, explicou que os temas tratados no encontro foram o aprimoramento de planilha eletrônica que possibilita a troca de informações na rede de assistência à gestante e o Resumo de Alta, que comunica o desenvolvimento do parto e as condições em que a mãe e o filho deixaram a maternidade.

“Constatamos a necessidade de aprimorar a planilha para trabalhar o binômio mãe-bebê, com informações que precisam ser compartilhadas entre a maternidade e os profissionais que atuam na ponta do sistema. A Semsa já vem trabalhando com esta ferramenta, mas estamos fazendo ajustes. Quando a mulher tem alta da maternidade, a SES sinaliza na planilha ‘que em determinado dia, o bebê e a mãe devem comparecer a uma determinada unidade de saúde, o que permite que o local seja preparado para recebê-los. Quando o atendimento é realizado, sinalizamos no sistema, de modo que as informações sejam compartilhadas, otimizando a comunicação e os procedimentos”, acentuou.

Boas práticas

Os trabalhos desenvolvidos pelas assistentes sociais Elizabeth Modernel e Elen Gomes, na Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, no bairro Compensa, zona Oeste, foram destacados no fórum. Os projetos “Ser mãe” e “Crescer Saudável”, englobam o reforço de ações nos cuidados com a gestante enfatizando a importância do pré-natal, a vacinação e a saúde da criança.

Uma equipe multidisciplinar atua no reforço desses cuidados por meio de reuniões, palestras, rodas de conversa e trocas de informações por aplicativos.

A cirurgiã-dentista Carol Falcão, que integra a equipe do Crescer Saudável, ressaltou que as duas iniciativas têm contribuído para a sensibilização das famílias sobre a importância de seguir as ações de promoção da saúde desenvolvidas na USF Leonor de Freitas.

“O projeto ‘Crescer Saudável’ completa o ‘Ser Mãe’, e visa a saúde integral da mãe e do bebê, para a redução da mortalidade infantil e fetal. Acompanhamos a gestante, e após o parto focamos no desenvolvimento da criança no período de zero a dois anos, como forma de promover a saúde integral”, assinalou.

Programação

A primeira edição do fórum aconteceu no último dia 4, no auditório do Centro Universitário do Norte (Uninorte), com participação dos servidores do Disa Rural. Os próximos eventos de vinculação à gestante acontecem nos dias 22, 26 e 29 deste mês com a participação dos profissionais de saúde dos Disas Norte, Leste e Sul, respectivamente, além dos profissionais de saúde da rede estadual.

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta