Prefeitura cria Fórum permanente de defesa da Zona Franca de Manaus

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Considerando a necessidade de integração entre os setores da indústria, comércio e agropecuário, que compõem a Zona Franca de Manaus (ZFM), a Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), anunciou, nesta terça-feira, 30/3, a criação do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), por meio do decreto n° 5.049.

O órgão colegiado recém-criado tem como finalidade principal promover e estimular a articulação entre os segmentos econômicos, pilares da ZFM. Dentre as atribuições do FOPAZFM estão promover negócios que tragam benefícios, como a geração de renda para a sociedade, também a integração do comércio varejista, de pequenos supermercados e estabelecimentos com os agricultores e as agroindústrias locais. Visa com isso, aumentar as compras regionais, incentivar a agroindustrialização dos produtos locais, articular ações voltadas ao desenvolvimento de programas e ações de formação e capacitação, além de dar apoio às atividades lideradas pelo fórum.

Segundo o subsecretário de Assuntos Operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas, a criação do fórum servirá como uma ponte entre a prefeitura e a ZFM, para a resolução das principais necessidades da indústria, comércio e agropecuária, pontos da economia que o prefeito David Almeida se preocupa para que sejam fortalecidos em Manaus.

“A ideia principal da criação do FOPAZFM é servir como porta de entrada para os anseios desses três segmentos junto à Prefeitura de Manaus, para que sejam, em conjunto, resolvidos e transformados em ações”, aponta.

O fórum permanente será composto por titulares e suplentes de vários órgãos e entidades, tendo a Semtepi como Secretaria Executiva.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta