Prefeito de Autazes agita greve dos professores ao anunciar aumento

No momento em que os professores do Estado acampam na sede do Governo, reivindicando um reajuste salarial de 15%, o prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (sem partido), anuncia que sancionou no último dia 16 deste mês, o maior reajuste salarial da história do município, direcionado aos profissionais da educação. A Lei Municipal 201/2019 aprovada pela Câmara Municipal de Autazes (CMA), autoriza o reajuste equivalente a 18,62%, referente aos anos de 2017, 2018 e 2019.

Professor por formação, o prefeito Andreson explica que educação é prioridade e precisa ser valorizada. Ele revela que já vinha há algum tempo fazendo um estudo técnico com a equipe da prefeitura, que viabilizasse o atendimento ao pleito dos servidores. O tema sempre foi uma de suas bandeiras de luta desde que iniciou a vida pública.
“A categoria merece respeito. Fizemos as contas com toda a nossa equipe e conseguimos chegar nesse valor de reajuste, mas também pagamos o abono dos professores dos anos de 2016 e 2017, que nunca tinham sidos pagos, então, é um sentimento de dever cumprido junto a uma classe fundamental para a formação profissional de nossos filhos e netos”, ressaltou o prefeito.
Conforme publicação no Diário Oficial, a concessão do reajuste é precedida de Estudo de Impacto Financeiro e Orçamentário que demonstra a viabilidade financeira e respeito aos limites constitucionalmente previstos para gastos com despesas de pessoal.
Os recursos são provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os professores passarão a receber a remuneração a partir deste mês de abril.
Na capital, e em vários municípios do Amazonas, professores paralisaram as atividades e reivindicam 15% de reajuste salarial na campanha da data-base 2019.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta