Portadores de necessidades especiais já contam com nova piscina do abrigo Moacyr Alves

piscina do abrigo

A partir da última sexta-feira, 15 de julho, as crianças e adolescentes do Abrigo Moacyr Alves e comunidade já podem contar com um novo serviço voltado para as atividades terapêuticas aquáticas em Manaus.

A inauguração da piscina aconteceu nesta tarde e contou com a presença do Cônsul Geral do Japão em Manaus, Sr. Shuji Goto; da Secretária Municipal de Educação, KátiaHelena Schweickardt;  do Presidente do Núcleo de Amparo Social Tomás de Aquino (NASTA), Sr. José Tarcísio Feijó F. Machado; da Diretora do Abrigo Moacyr Alves, Sra. Claudete Ciarlini; de representantes da Secretaria de Estado, Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); e da equipe multidisciplinar da instituição.

De acordo com o Cônsul Geral do Japão em Manaus, Sr. Shuji Goto, “ao concluir o “Projeto de reforma da piscina voltada para pessoas com deficiência do Abrigo Moacyr Alves” a expectativa é que aconteça a concretização de bons resultados fisioterápicos em reabilitação e promoção da saúde dos seus usuários. Essa doação financeira por meio do Programa de Assistência para Projetos Comunitários de Segurança Humana é decorrente da vontade do povo japonês que deseja contribuir para resoluções de necessidades básicas dos países, inclusive o Brasil”, afirmou.

Para a Diretora do Abrigo, Claudete Ciarlini, a inauguração da piscina é um sonho realizado. “Esse projeto é fruto de uma grande parceria com o Consulado do Japão em Manaus, juntamente com a Semed e Sejel por meio da cedência dos profissionais e os setores de fisioterapia e psicomotricidade do Abrigo. Com a prática da hidroterapia será possível a reabilitação motora dos usuários, além da atividade de hidroginástica para a comunidade”, ressaltou.

Todos serão beneficiados, pois além das 56 crianças e adolescentes deficientes (neurológicas e físicas) da instituição, serão atendidas também as pessoas da comunidade do bairro, e todos aqueles que dela necessitarem.

A área da piscina possui 217 m² de área coberta, com rampa interna além de ser aquecida. Possui 2 vestiários (masculino e feminino); 4 banheiros e 2 áreas de banho adaptados, todos adaptados para pessoas deficientes, além da rampa de acesso aos usuários.

O projeto é resultado da parceria com a representação do Governo Japonês através do seu consulado, em Manaus, com a doação dos recursos para o financiamento do Projeto de Reforma e Ampliação da piscina.

De acordo com o fisioterapeuta da instituição, Flademir Inácio, “com a reforma e ampliação desse espaço”, será possível a ampliação dos atendimentos para a comunidade, ofertando a prática da hidroterapia e psicomotricidade aquática da qual Manaus tem muita carência. As atividades aquáticas possuem menor impacto corporal, e pelo fato da água também ser aquecida auxilia no relaxamento do paciente, proporcionando um resultado bem mais positivo, pois, qualquer pessoa pode ser tratada no meio aquático, sem perda e sem desgaste para o paciente”, afirmou.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta