“Há uma necessidade de padronizar os procedimentos de abordagens policiais em ocorrências com embarcações. Hoje existem técnicas consolidadas em ações terrestres, mas há uma carência no que diz respeito aos rios”. A declaração é do o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F), tenente-coronel Almir Cavalcante. Por isso, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) realizará o 1º Seminário Interestadual de Abordagem a Embarcações (Siae), organizado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). No evento, também serão definidos padrões de como fazer abordagem a embarcações em operações policiais.
Resultado de uma reunião do secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, com o titular da Senasp, general Guilherme Theophilo, o seminário interestadual será realizado entre os dias 20 e 23 de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus.
Serão convidados a participar do evento os secretários de Segurança, delegados gerais e comandantes da Polícia Militar de todos os estados brasileiros.
Simulações – Estão confirmados a participar do evento representantes do Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, São Paulo e Rio de Janeiro. O terceiro dia do seminário exclusivo para a parte prática, com simulações de abordagens adotadas por diferentes tropas especializadas.
Serão convidados a participar da ação militares do Exército e da Marinha; agentes da Polícia Federal e das forças estaduais, com o Comando de Operações Especiais (COE) e Batalhão Ambiental, por parte da PMAM; e Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e Delegacia Fluvial (Deflu), por parte da Polícia Civil.