Polícia Federal constata que Iranduba tinha um prefeito de direito e outro de fato

david queiroz

O cidadão da foto acima é o empresário e ex-vereador David Queiroz Félix. Nos últimos dois anos, ele exerceu o cargo de secretário de Finanças de Iranduba. Na semana passada teve a prisão decretada e consumada pela Justiça Estadual, em função de diversas irregularidades encontradas nos processos licitatórios que ele comandou. Hoje foi a vez da Justiça Federal decretar sua prisão pelos mesmos motivos, acrescidos do fato de pagar um “mensalinho” a três vereadores locais. Ele foi levado à superintendência da Polícia Federal para depor.

Desde o início da gestão do prefeito Xinaik Medeiros dizia-se em Iranduba que o verdadeira mandatário era David. Ficou constatado nas duas operações, uma comandada pelo Ministério Público Estadual e outra pela Polícia Federal, que isso era verdade. Tanto que a Justiça Federal não mandou prender o prefeito, apenas o secretário, três vereadores, empresários e funcionários envolvidos no esquema montado pelo titular das Finanças, que segundo a PF tungou R$ 52 milhões do erário – o MP havia constatado fraudes que totalizaram R$ 56 milhões.

Detalhe: as duas investigações não se comunicaram. Aconteceram de forma independente.

Está claro também que MP e PF estão apurando todas as denúncias que chegam do interior e pode deflagrar novas operações nos próximos dias.

A PF detalhou o modus operandi de David: ele promovia licitações com cartas marcadas, que beneficiavam empresários dispostos a devolver até 30% do valor total do contrato. De posse desse dinheiro, o secretário pagava os vereadores. Ele próprio denominava a propina paga aos parlamentares de “dízimo”, daí o nome da operação desencadeada hoje.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta