Polícia e Ipham recuperam parte dos gradis históricos retirados por vândalos de pontes da Sete de Setembro

Com apoio da Polícia, Iphan recupera parte dos gradis do guarda corpo da Rua 7 de Setembro, no Centro Histórico de Manaus

Material foi interceptado pela Polícia Militar antes de ser vendido a ferro-velho

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas recuperou partes do guarda-corpo histórico situado próximo ao Palácio Rio Negro na Avenida Sete de Setembro, Centro Histórico de Manaus, furtados a partir de dezembro de 2025.

Após acionar as autoridades, o instituto acompanhou as investigações que resultaram na interceptação do material pela Polícias Civil, por meio do 24º DIP, antes que fosse vendido a um ferro-velho.

A Polícia Militar realizou a recuperação. O caso segue em investigação.

A superintendente Beatriz Calheiro esteve pessoalmente no 24° DIP para receber a devolução do material apreendido.

Os gradis serão entregues à Secretaria de Estado de Cultura para avaliar a recuperação e recolocação na ponte.

“O patrimônio cultural é de todos e protegê-lo é responsabilidade de todos nós. Agradeço a todos que denunciaram e à polícia pela atuação”, afirmou Beatriz Calheiro, superintendente do Iphan no Amazonas.

O Instituto reforça o pedido à população para que denuncie qualquer caso de dano, furto ou vandalismo ao patrimônio histórico de Manaus.

As denúncias podem ser feitas pelo e-mail iphan-am@iphan.gov.br ou pela Ouvidoria do Iphan no Canal FalaBR.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta