Polícia anuncia prisão de quinto mandante dos ataques e deflagra operação para abafar facção

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) anunciou a prisão, na noite de ontem (9), do quinto traficante que teria encabeçado a organização de ataques criminosos registrados no último final de semana. Com extensa ficha criminal, Gabriel Marques de Moura, de 23 anos, foi localizado pelas equipes policiais no bairro Redenção, na zona centro-oeste de Manaus, com drogas e um revólver calibre 38. Hoje, foi deflagrada a operação “Mão de Ferro”, que pretende abafar de vez a facção responsável pelos atentados.

De acordo com as investigações policiais, Moura integra a facção criminosa Comando Vermelho, oriunda do Rio de Janeiro, e era subordinado ao traficante Ederfran de Oliveira Silva, vulgo “Neném”, preso na segunda-feira (7) na capital, também por ser um dos idealizadores da ação criminosa.

O traficante estava escondido na casa da ex-mulher, localizada na rua Brasil, na Redenção, e foi preso por volta das 19h. Esta é a sétima passagem policial dele. A primeira ocorreu em fevereiro de 2014, quando ele ainda era adolescente, por tráfico de drogas. Em outubro daquele mesmo ano foi flagrado novamente pelo crime. Em 2015, ainda adolescente, respondeu por porte ilegal de arma de fogo. Depois de adulto, foi preso outras três vezes por tráfico de drogas, sendo a última em 2018.

Durante a abordagem nesta quarta-feira, Gabriel não apresentou resistência aos policiais e logo revelou onde escondia a arma e as drogas. Com ele, foram apreendidos quase meio quilo de entorpecentes, entre pasta base de cocaína, oxi e maconha.

O caso foi levado ao 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Santo Agostinho, na zona oeste da cidade, onde Gabriel foi flagranteado pelo crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Lideranças de facção presas

Desde o domingo, as forças policiais do Amazonas vêm efetuando prisões de envolvidos nos ataques registrados em Manaus e nove municípios do interior. Até o momento, foram 42 prisões e a apreensão de três adolescentes.

Alguns dos cabeças do ataque, identificados nas investigações como lideranças de uma facção criminosa, já foram presos. Alguns deles são denominados “conselheiros” do grupo criminoso.

As prisões iniciaram no domingo (06/06), mesmo dia em que os ataques começaram.

No domingo, agentes da SSP-AM prenderam o conselheiro provisório da facção, identificado como Ederfran de Oliveira Silva, o “Neném”. A prisão ocorreu em uma residência de luxo no bairro Novo Aleixo, zona norte, no momento em que ele estava em uma festa.

De acordo com a polícia, após a morte de Erick Batista Costa, o “Dadinho”, Ederfran se tornou um conselheiro temporário da organização criminosa e foi um dos autores intelectuais dos ataques e incêndios em Manaus, registrados no final de semana. Ele vivia uma vida de luxo, possuía carros importados e é irmão do traficante “Babujo”, que está preso em uma unidade prisional em Manaus.

Na madrugada de segunda-feira (07/06), Brandon Washington Martins e Silva, o “Breno”, foi preso na rua Rio Jordão, bairro Colônia Terra Nova, zona norte. Com o suspeito, foram apreendidas uma submetralhadora calibre PT40, porções de cocaína e mais de R$ 3,3 mil. “Breno” é um dos envolvidos nos ataques.

Na operação “Cabeças III”, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas, por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), em conjunto com a Polícia Civil do estado do Pará, na manhã desta terça-feira (08/06), foi preso Marcos Paulo Monte dos Santos, o “Mosquito”.

O foragido foi identificado como conselheiro final da facção de traficantes. A prisão ocorreu em uma residência no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus, e no momento da prisão o infrator apresentou documento falso.

Segundo a delegada adjunta do Denarc, Tamara Albano, Marcos Paulo faz parte da cúpula da facção criminosa que atua no estado do Pará. O suspeito estava no Amazonas para se esconder, uma vez que é apontado como articulador da morte de vários agentes públicos e possui mandado de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, roubo e associação ao tráfico de drogas.

Durante a operação “Fight Back”, foram presos três indivíduos envolvidos nos ataques, entre eles Sidney Mateus Santos Machado, 23, vulgo “Maranhão”, apontado como idealizador do ataque no prédio do 24º Distrito Integrado de Polícia.

Com ele, foram presos João Vitor de Azevedo Melo, de 22 anos, e Roney Marinho Machado, 26. O trio foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Sidynei, que já possui dois mandados de prisão, responderá também por organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Além do flagrante, Roney responderá por uso de documento falso. Todos serão encaminhados à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficarão à disposição da Justiça.

“Mão de Ferro”

O governador Wilson Lima (PSC) acompanhou, na manhã desta quinta-feira (10/06), no Comando de Policiamento Especializado (CPE), na zona centro-oeste de Manaus, o início da operação “Mão de Ferro”, que é executada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Força Nacional de Segurança. A operação dá continuidade às ações iniciadas no domingo (06/06) para o restabelecimento da ordem no estado, após incêndios e atos criminosos na capital e em municípios do interior.

As equipes da Força Nacional vão atuar em Manaus e nos municípios onde houve registro de ocorrências, informou o governador. O planejamento foi definido em conjunto entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM) e a Força Nacional de Segurança.

“Nós continuamos recebendo homens da Força Nacional para reforçar as nossas forças de segurança nesse trabalho de garantir a tranquilidade à população. Parte dessa tropa já está aqui em Manaus e, nesse momento, ela foi apresentada ao nosso efetivo da Rocam e também da Força Tática e estão indo até aqueles locais que apresentam risco, ou pelo menos onde aconteceram aqueles episódios mais significativos na madrugada de sábado para domingo”, destacou Wilson Lima.

A programação é que a tropa de 144 agentes nacionais esteja integralmente na capital até o sábado (12/06). Eles vão se somar aos mais de 12 mil servidores do sistema de segurança pública do Amazonas, que estão em atuação.

Há diligências ainda em andamento e equipamentos, dispositivos eletrônicos e celulares apreendidos estão passando por perícia. “Os conteúdos estão sendo extraídos, para que a gente possa ter uma clareza de todas as ações desenvolvidas por esse grupo, que acabou tendo essa reação em razão dessa atuação forte do Governo do Estado no combate ao tráfico de drogas”, destacou Wilson Lima.

Investimentos

O governador do Amazonas destacou os investimentos para o combate ao tráfico de drogas no estado e disse que essa tem sido uma política prioritária em seu governo. “A Base Arpão foi um ganho muito grande ali no Médio Solimões, que é um trabalho que é feito com as nossas polícias, Força Nacional, Polícia Federal, Marinha e outras forças de segurança”, ressaltou.

Foram adquiridos equipamentos como fuzis, metralhadoras e lanchas blindadas. “É algo inédito no estado do Amazonas, nunca houve equipamento dessa natureza aqui no estado, e hoje a gente consegue ir para o campo, consegue ir para a atuação de igual para igual e, na maioria das vezes, com uma força muito superior e também com uma celeridade para impedir que essa droga chegue aqui, que a violência avance”, disse Wilson Lima.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta