Plateia lotada, climão entre David e Wilson e discursos fortes marcam posse de Jean Cleuter no segundo mandato como presidente da OAB-AM

No ano em que a advocacia escolherá os seis nomes que concorrerão a uma vaga de desembargador pelo quinto constitucional, a posse de Jean Cleuter Mendonça e sua chapa no segundo mandato como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Amazonas (OAB-AM), foi marcada pela presença de várias autoridades, plateia lotada e nuances políticas no Teatro Amazonas, na noite desta sexta-feira (21).

No discurso mais forte da noite, o presidente da OAB Nacional, o amazonense Beto Simonetti, conclamou a classe a resistir em colocar na lista sêxtupla do quinto constitucional advogados que não defendem os interesses da categoria, numa referência às influências políticas na escolha do novo desembargador, que substituirá Domingos Chalub, que se aposenta este ano.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) encontraram-se pela primeira vez depois da eleição municipal de 2024, quando estiveram em lados opostos. Eles não se cumprimentaram. Foi a primeira vez também em quase um ano que o chefe do Executivo Estadual participou de uma solenidade ao lado de seu vice, Tadeu de Souza (Avante). Entre estes, entretanto, o clima era amistoso.

O deputado Abdala Fraxe (Avante) representou a Assembleia Legislativa e estavam presentes também o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jomar Fernandes; a procuradora geral de Justiça, Leda Albuquerque; a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Yara Lins e representantes de todos os demais Tribunais.

Durante seu discurso, Jean Cleuter reafirmou o compromisso de ampliar a presença da OAB-AM na capital e no interior, promovendo ações voltadas à qualificação, à saúde e à defesa das prerrogativas dos advogados. “Somos uma gestão comprometida com a construção de pontes e seguiremos assim. Vamos unir a advocacia, trabalhar com dedicação e realizar uma gestão exemplar no triênio 2025-2027, fortalecendo tanto a classe dos advogados quanto a sociedade amazonense”, declarou. Entre as metas citadas, está a expansão da infraestrutura da Seccional para atender todas as regiões do estado e a melhoria da conexão de internet para os profissionais do interior.

Nova composição da Diretoria da OAB-AM (2025-2027), conforme portal da entidade:

• Presidente: Jean Cleuter Simões Mendonça
• Vice-presidente: Aldenize Magalhães Aufiero
• Secretária-geral: Omara Oliveira de Gusmão
• Diretor tesoureiro: Sérgio Ricardo Mota Cruz
• Secretária-geral adjunta: Alice de Aquino Siqueira e Silva

Nova composição da CAAAM (2025-2027):

• Presidente: Ida Márcia Benayon de Carvalho
• Vice-presidente: Ricardo da Cunha Costa
• Secretária-geral: Sônia D’Arc Oliveira Barros de Carvalho
• Secretária-geral adjunta: Jurema Dias de Lima Missioneiro dos Santos
• Diretor tesoureiro: Márcio Greyk José de Paula Raposo

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta