Humaitá – A Polícia Federal deflagrou a Operação Urutau que, nesta madrugada (13), apreendeu, além de uma caminhonete, quatro caminhões contendo aproximadamente 132 m3 de madeira serrada. Dois deles estavam sem o respectivo documento florestal (DOF), os outros dois tinham documentação inválida para a respectiva carga. Cinco pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de extração ilegal de madeira, receptação qualificada e uso de documento falso.
As investigações da PF levaram ao conhecimento de organizações criminosas envolvidas com o tráfico de madeira nativa na região Sul do Amazonas, que atuam durante a noite para despistar a fiscalização. Há indícios de que a madeira apreendida tinha como destino outros estados da federação. Além disso, há suspeitas de que existe o envolvimento de organizações criminosas nesta prática ilícita.
Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de extração ilegal de madeira, receptação qualificada e uso de documento falso. Se condenados, poderão cumprir pena de até 15 anos de reclusão.
A região amazônica vem sendo monitorada pela Polícia Federal por meio de imagens de satélite de alta resolução, capazes de identificar as áreas de exploração, bem como os locais de embarque e desembarque das cargas. Também são realizados sobrevoos para apontar as coordenadas geográficas exatas das madeiras extraídas ilegalmente.
A Operação foi batizada de Urutau por ser o nome de uma ave noturna que vive na floresta amazônica, fazendo alusão às práticas ilícitas realizadas à noite, como forma de burlar a fiscalização.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)