Pai e filho separados: Serafim leva PSB para apoiar Ricardo Nicolau e Marcelo Serafim vai de Wilson

Pela primeira vez o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) e seu filho, o vereador Marcelo Serafim (Avante), estarão em lados opostos nesta eleição. O primeiro acaba de anunciar o apoio à candidatura do colega de Assembleis Legislativa Ricardo Nicolau (Solidariedade) para o Governo do Estado, levando seu partido junto. Ele é candidato à reeleição. Já o segundo será candidato a deputado federal no grupo que apoia a tentativa de reeleição do governador Wilson Lima (União).

A decisão de Serafim se deve a vários fatores. Ele tem mantido uma posição de independência em relação a Wilson, com quem tem boa relação pessoal. Ocorre que seu partido coligou-se em nível nacional com o PT e cedeu o vice na chapa de Luís Inácio Lula da Silva, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin. Como o governador decidiu seguir o presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado não poderia apoia-lo.

Por outro lado, Lula vai apoiar a candidatura de Eduardo Braga (MDB) ao Governo do Amazonas. Só que Serafim tem péssima relação com o senador, de quem já foi vice na eleição de 1998. Desde então os dois se separaram entre rugas e voltaram a ter um breve período de boa convivência apenas entre 2005 e 2006, quando um era prefeito de Manaus e o outro governador. Depois disso a relação voltou a azedar.

Como o Solidariedade faz parte de um campo que está mais próximo da esquerda do que da direita, o deputado amazonense encontrou na candidatura de Nicolau o seu porto seguro na eleição deste ano.

O candidato do Solidariedade festejou a adesão e deve oferecer o posto de vice na chapa ao PSB, que já o havia apoiado na eleição de 2020, para prefeito de Manaus, quando ainda estava no PSD.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta