Omar Aziz se reelege com votação maciça no interior. Prefeitos mostram força e serão decisivos no segundo turno

A eleição mais concorrida deste ano em Manaus foi a do Senado. Arthur Virgílio Neto (PSDB) foi vítima do voto útil, que migrou para Omar Aziz (PSD), vencedor do pleito, e Coronel Menezes (PL), o mais votado em Manaus. Os prefeitos do Estado mostraram força e conquistaram uma vitória que parecia impossível no início da apuração. Vale lembrar que David Almeida (Avante), que comanda a capital, declarou voto ao senador menos de uma semana antes da eleição.

Omar virou quando a apuração já ultrapassava 93% das urnas apuradas. Obteve 41,2% dos votos e ficou dois pontos percentuais à frente do militar, que é amigo pessoal do presidente Jair Bolsonaro (PL) e teve votação casa com este.

Omar acertou ao se aliar a Lula, que foi também o mais votado no interior. Além disso, teve apoio da maioria dos proporcionais da coligação que apoiou o governador Wilson Lima (União Brasil), aliado (pelo menos na coligação) de Menezes.

O apoio dos aliados de Wilson a Omar ficou evidente no final de semana anterior à eleição, quando o prefeito de Maués, Junior Leite (União Brasil) declarou apoio ao senador no palanque, no qual Menezes se fazia presente.

A “torre de babel” da eleição derrotou Menezes.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta