OAB e TJAM vão combater os “coiotes” – pessoas que distribuem cartões de advogados nos Fóruns

oab e tjam

A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) fecharam, na manhã desta quarta-feira (27) parceria para combater os “coiotes” em Manaus – pessoas que distribuem cartões de advogados em frente a fóruns para ganhar comissão. A prática é considerada uma infração pelo Código de Ética e Estatuto da Advocacia e oferece insegurança a quem busca serviços advocatícios.

A parceria resultará em divulgação com banners e outras ferramentas nos tribunais da cidade contra a ação dos coiotes. Segundo a presidente do TJAM, Desembargadora Graça Figueiredo, a campanha é uma forma de preservar a Justiça. “Vamos divulgar a ação em nosso site oficial e distribuir os panfletos nas varas e nos tribunais, além de realizar reuniões com juízes e servidores para banir essas pessoas que se aproveitam da boa fé de quem procura um advogado”, afirmou a magistrada.

A vice-presidente da OAB-AM, Adriana Lo Presti Mendonça, explicou que a campanha visa atingir a sociedade e os advogados. “Muitas vezes, os coiotes indicam pessoas que não são advogados de verdade ou profissionais de fora que não estão regularizados para atuar na nossa comarca. Além disso, vale ressaltar que o advogado que contrata alguém para fazer captação de clientes dessa forma infringe a nossa ética”, disse Adriana.

A campanha contra os coiotes contará com distribuição de materiais impressos informativos e banners dentro dos fóruns de Manaus para alertar a população sobre a prática. Um disque-denúncia também foi criado para receber notificações sobre a ação de coiotes, no telefone 99152-2668. O e-mail ouvidoria@oabam.org.br também estará disponível para denúncias.

“A prática dos coiotes acontece até mesmo entre os servidores dos tribunais. O apoio do TJAM nos auxilia a evitar que essas situações aconteçam nesses locais também”, ressaltou Adriana.

A OAB-AM também está buscando apoio junto à Justiça Trabalhista. As imediações do Fórum Trabalhista, no Centro de Manaus, é um dos lugares onde segundo os advogados, a atuação dos coiotes é massiva.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. Bruno

    Ora, o dr. Rodrigo Waughen, conselheiro da OAB AM eh o maior contratante de coiotes do estado.

Deixe uma resposta