O que dá certo, precisamos apoiar!

Por Dermilson Chagas*

Quero aqui firmar compromisso e apoio ao modelo atual que é aplicado nas Escolas Militares da Polícia Militar do Amazonas. Os Colégios Militares da Polícia Militar (CMPMS) foram criados em 1994, através do Decreto Lei nº 15.831. Atualmente são 08 CMPMS, que atendem aproximadamente 27.000 alunos. Modelo referência de ensino se destaca das demais escolas estaduais quanto às aprovações em universidades, em competições e índices escolares. Os CMPMS no Amazonas são reconhecidos nacionalmente como projeto educacional bem sucedido.

Um modelo que tem inserido nossos jovens de baixar renda, e vem contribuindo com a melhoria da qualidade do ensino da rede estadual, conforme os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que em 2017, na educação, o Amazonas ultrapassou a meta de 5,0% para 5,8%.

Portanto, é um modelo de educação diferenciado, a forma de ingresso é por meio de processo seletivo gratuito e nenhuma taxa de matricula ou rematrícula é obrigatória, padrão de comportamento diferenciado exigido dos alunos, fardamento específico, material didático com nível de excelência. Modelo onde existe uma doação voluntária, feita por pais e mães de alunos, que reunidos em Associação (Associação de Pais, Mestres e Comunitários – APMC) definem o valor a ser doado e a aplicação dos recursos. Os recursos são aplicados para suprir necessidades imediatas e essenciais que afetam o bom funcionamento das escolas, permitindo que o aprendizado dos alunos não seja prejudicado.

Acredito que antes de quaisquer movimentos contrários a este modelo, devem ser levados em consideração os bons resultados alcançados, bem como a vontade da maioria dos pais que querem um modelo de educação pública baseada na ordem e disciplina.

Apoio o atual modelo das escolas militares da polícia militar!

*O autor é deputado estadual pelo PP