O Globo diz que contador da campanha de Wilson Lima, filiado ao União Brasil, está na mira da PF por ter autorizado o investimento de R$ 50 milhões no falido Banco Master

Filiado ao União Brasil e contador de campanhas do partido, um gestor da Fundação de Previdência do Estado do Amazonas (Amazonprev), entidade responsável por administrar aposentadorias de servidores locais, foi um dos responsáveis por autorizar um investimento de R$ 50 milhões em títulos sem garantias do Banco Master, liquidado pelo Banco Central após enfrentar uma crise financeira. O negócio entrou na mira da Polícia Federal (PF), que apura indícios de fraudes em transações realizadas pela instituição financeira enquanto tentava ganhar uma sobrevida no mercado. Ary Renato Vasconcelos de Souza está no olho do furacão.

Documentos da Amazonprev, às quais O GLOBO teve acesso, revelam indícios de que a operação envolvendo o Master ocorreu sem autorização colegiada do fundo de previdência e sem análise de risco formal, o que contraria regras da fundação criada em 2021 para gerir a previdência dos servidores do Estado do Amazonas.

Um relatório de investimentos do instituto aponta ainda a ausência de registros formais da reunião ou deliberação da diretoria sobre a aquisição dos papéis do Master. Essa operação levou o Comitê de Investimentos da Amazonprev a abrir um “processo interno para apurar a responsabilização por eventuais descumprimentos” de normas internas do instituto.

Entre os gestores responsáveis pela aplicação financeira, ocorrida em junho de 2024, está Ary Renato Vasconcelos de Souza, que na época era gerente de Administração e Finanças da Amazonprev. Quase um mês depois da transação com o Banco Master, ele foi nomeado diretor-presidente da fundação, cargo no qual ficou por dez meses até ser exonerado em maio deste ano.

Souza já foi secretário-executivo extraordinário de Projetos da Casa Civil do governo Wilson Lima (União) e atuou como contador da campanha à reeleição do governador, em 2022. Em dezembro daquele ano, ele se filiou ao União Brasil e foi nomeado para o cargo de gerente na Amazonprev em janeiro de 2023. Depois, assumiu a presidência da entidade, em julho de 2024, sendo substituído dez meses depois por Francisco Evilazio Pereira, que era o secretário de Justiça do governo Lima.

Leia a postagem completa clicando aqui.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta