O advento em nós

O início do calendário litúrgico da Igreja católica se dá com Advento.

A origem da palavra vem do latim adventum que quer dizer vinda ou chegada.

O Advento é celebrado nos quatro domingos antecedentes ao Natal e tem como principal objetivo preparar o povo de Deus para a chegada do Unigênito do Pai, o Filho de Deus, o Principe de Paz, Jesus Cristo.

Esse tempo especial de preparação tem um significado mais que especial que vai muito além de cumprir um período litúrgico.

É, no tempo de quatro semanas dedicados aos Advento, que nós cristãos católicos, somos chamados à conversão, a renovar a fé, abrir nosso coração, transformar nosso interior, limpar nossa alma e preparar nosso espírito para receber Jesus Menino que vem.

Não é apenas um tempo de celebração ou de catequese cristã.

É muito mais que isso! É tempo de reflexão sobre a firme determinação de Deus em enviar seu próprio filho à terra.

É tempo propício de meditarmos sobre a escolha de uma pobre e humilde menina dentre tantas, para, por meio dela, Deus nos propiciar muitos milagres.

Primeiro de todos, a escolha daquela que seria o canal para a vinda de Deus em nosso meio.

Maria, a escolhida para ser a Mãe do Redentor, é um verdadeiro milagre divino pois, mesmo em meio à sua condição humilde, despojada de tudo e nascida numa terra desconhecida, aceitou de pronto o projeto para carregar no seu ventre o nosso Salvador.

É o milagre da Anunciação e da pronta aceitação.”Alegra-te cheia de graça pois o Senhor está contigo…“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Vossa vontade!”

Depois, veio o milagre da gravidez de Maria por obra do Espírito Santo:“O Espírito virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com Sua sombra…”

Por fim o milagre da concepção virginal de Maria:”Eis que darás à luz um filho a quem porás nele o nome de Jesus.”

Em meio a tantos milagres nesse tempo propício de preparação, Deus quer ainda realizar outros em nossas vidas.

Deus deseja operar em cada um de nós o milagre da transformação humana, o milagre da mudança de vida, o milagre da renovação da fé e da alma.

São milagres, que estão intimamente relacionados com despojamento, com doação, com caridade, com entrega, com devoção e conversão sinceras.

Deus Pai quer operar em cada um dos seus filhos o milagre da unidade em torno de Maria e do Menino que vem em nome de Deus para redimir a humanidade e trazer ao mundo um novo tempo.

Deus, ao nos conceder o milagre do envio do seu único Filho no meio de nós, acolheu-nos como seus filhos também, na condição de escolhidos d’Ele para realização da seu plano de salvação.

Que esse Advento realize em cada um de nós entre muitos milagres, o mais sublime de todos os milagres, que é o da limpeza da alma e do corpo e abra nosso coração para ser morada plena e permanente de Jesus o Filho Unigênito do Pai.

“Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria e de Maria o Salvador.”

Té logo!