Números diferentes das pesquisas embolam a eleição para governador na reta final da campanha

As três últimas pesquisas de intenção de votos para governador embolaram a reta final da campanha eleitoral. Se o Ibope viu Amazonino Mendes (PDT) na frente e Wilson Lima (PSC) empatado tecnicamente com David Almeida (PSB), o instituto DMP colocou o jornalista na frente do governador e o deputado em quarto lugar, atrás do senador Omar Aziz (PSD). E ontem à noite o Big Data, divulgado pela TV Record, voltou a falar em liderança do “Negão”, com David em segundo, empatado tecnicamente com Wilson no limite da margem de erro.

Os números serviram para apimentar a reta final da campanha. Faltando duas semanas para que o eleitor vá à urna, os quatro melhores colocados nestas pesquisas encontraram motivos nelas para tentar animar o eleitorado.

Cada assessoria se esforça neste momento para divulgar ao máximo as pesquisas que beneficiam os candidatos que elas defendem e desqualificar os levantamentos que colocam os adversários como melhores colocados.

A tendência é que, nos próximos levantamentos, todos os institutos se aproximem mais dos números reais. Nesta campanha, todos eles têm encontrado dificuldades para chegar a todos os municípios, o que torna imprevisível o resultado nas zonas mais remotas e aumenta a possibilidade de erro. Até aqui, quem fez os maiores levantamentos pesquisou no máximo 22 localidades no interior.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta