Novo espetáculo da companhia Vitória Régia fala sobre tragédias familiares, exclusão social e esperança

A Companhia de Teatro Vitória Régia retorna aos palcos com a peça “A Pequena Esperança”, uma comédia dramática que aborda temas como tragédia familiar, exclusão social, comunidade e esperança. A obra, que terá a sua primeira exibição nesta quarta-feira (17), no Instituto Cultural Afro do Amazonas, às 17h, promete levar o público a uma reflexão profunda sobre a condição humana e a importância da união em momentos adversos. O público terá até o dia 24 de maio para prestigiar a peça “A Pequena Esperança” em cartaz pela terceira vez. 

A obra já esteve presente no Festival de Teatro da Amazônia como convidada e é ganhadora do concurso de dramaturgia do XVII Festival de Teatro da Amazônia.

A trama gira em torno de um homem que, após uma tragédia familiar, se vê obrigado a buscar refúgio em um lixão. Lá, ele encontra um grupo de pessoas marginalizadas pela sociedade, mas que o acolhem com carinho e o ajudam a superar seus traumas. Juntos, eles decidem fundar uma república e tomar o lixão para si, criando um espaço onde todos possam viver com dignidade e respeito.

A história é acompanhada por urubus farsescos que narram a trama com humor e ironia, enquanto uma trupe de embusteiros tenta se apropriar da recém-fundada república. Através desses elementos, a peça explora temas como a luta pela sobrevivência, a busca por justiça social e a força da esperança diante das dificuldades.

Mais de 40 anos de tradição teatral

A Cia. Vitória Régia é um grupo de teatro com mais de 40 anos de atuação no Amazonas. Com um repertório focado em temas da Amazônia e do meio ambiente, a companhia já apresentou diversos espetáculos de sucesso, como “A maravilhosa história do sapo Tarô Bequê” e “Chico Mendes”. “A pequena Esperança” marca o retorno da companhia aos palcos após um período de hiato e promete ser um espetáculo marcante e reflexivo.

De acordo com Geiberson Teixeira, dramaturgo e diretor da peça, a Cia. Vitória Régia já ganhou diversos prêmios em âmbito nacional com seus trabalhos e em 2022, lançou seu livro de comemoração aos quarenta anos da sua existência, intitulado: Tempos de Teatro. 

“A Cia. continua seu trabalho com mais de dez espetáculos em seu repertório, além de continuar a ministrar oficinas e vivências para a comunidade, pois acreditamos que esta é a nossa contribuição para a população, pois assim como há as necessidades materiais da vida, há também as necessidades do espírito; a arte é uma necessidade da alma, a arte e o teatro são necessidades universais, é para todas e todos. A arte nos ajuda a viver”, pontuou Geiberson Teixeira. 

No elenco, estão os artistas: Elenco: Agnaldo Martins, Ana Carol Souza, Bosco das Letras, Cybele Bentes,  Emerson Nascimento, Gabriel Mota, Geiber Teixeira , Isabela Lillo, Koia Refkalefsky, Rayssa Costa, Socorro Papoula e Tainá Andes.

Na equipe técnica, estão Geiber Teixeira (dramaturgia, direção e músicas), Koia Refkalefsky (figurino), Cybele Bentes (assistente de figurinos), Emanuelle Figueiredo (cenário), Sissy Mendes e Cleber Ferreira (produção),  Eber Pirangy, Herick Solano e Iogan Montefusco (arranjo), Iogan Montefusco (sonoplastia),  Fábio Campos (iluminação) e Alonso Júnior (fotos). 

Serviço:

Peça: A pequena Esperança

Cia. de Teatro: Vitória Régia

Datas: 17/04 a 17/05

Locais:

  • 17/04 – Instituto Cultural Afro do Amazonas (17h)
  • 19/04 – Sinttel (19h)
  • 24/04 – GRES Legião de Bambas (17h)
  • 26/04 – Sinttel (19h)
  • 30/04 – Instituto Sociocultural Sidney Cerdeira (17h)
  • 03/05 – Sinttel (19h)
  • 08/05 –  Morham- Colônia Antônio Aleixo (14h)
  • 17/05 – Sinttel (19h)

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta